Corte de árvore em São Paulo: sempre no fim de semana

Repare no sujeito pendurado sem segurança alguma na ponta do tronco depenado

Repare no sujeito pendurado sem segurança alguma na ponta do tronco depenado

Incrível como no fim de semana é fácil achar árvores sendo cortadas ou depredadas na cidade de São Paulo pelos moradores! Aproveitam a menor fiscalização. Essa araucária-colunar (Araucaria columnaris) com 20 metros de altura  foi picotada nesse sábado, 24, de uma residência no Alto de Pinheiros (Zona Oeste).

 O morador não devia ter qualquer tipo de autorização legal, e temendo ser multado pelo vandalismo, começou a buzinar seu carro de dentro da garagem na tentativa que eu parasse de fotografar. No domingo tudo foi limpo, só sobrou um grande toco encostado no poste.

Esse pinheiro é nativo da Nova Caledônea, na Polinésia, e foi  muito usado como planta ornamental de jardins, principalmente nos anos 70. Menos uma árvore adulta e prestadora de serviços ambientais na nossa cinza metrópole.

árvore cortada ilegalmente em São Paulo foto de Ricardo Cardim - árvores de SP 2

menos uma árvore

Só restou o toco no dia seguinte

Só restou o toco no dia seguinte

Ricardo Henrique Cardim

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em destruição do verde em São Paulo e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para Corte de árvore em São Paulo: sempre no fim de semana

  1. Monika disse:

    … mas a SVMA não tem uma equipe de fiscalização que possa ser acionada no fim-de-semana???

  2. Maura disse:

    Moro em São Lourenço da Serra/SP no bairro fazenda Vitória, região de pequenas chácaras. Minha cerca que dá para a rua é toda de pinheiros (árvores de reflorestamento) muito altos. Há alguns meses atrás uma dessas árvores rachou e um pedaço enorme caiu na rua , obstruindo o tráfego. Tive sorte que não caiu em cima da casa que é próxima da cerca e nem na cabeça de algum transeunte ou carro.
    Percebi o risco que essas árvores oferecem para minha casa e para a população que circula na rua.
    As árvores já existem há mais de 20 ou 30 anos.
    Já consultei a prefeitura de Sâo Lourenço da Serra, mas disse não poder fazer nada e nos encaminhou para resolver o problema na secretaria do meioambiente em pinheiros em São Paulo. No entanto não tivemos sucesso.

    Gostaria de saber se vocês sabem como posso resolver esse problema.

    obrigada
    Maura

    • Ricardo Cardim disse:

      Maura,

      o pinus realmente não é uma árvore indicada para se plantar em calçadas e pode trazer problemas sérios como esse. Sugiro a remoção.

      Att. Ricardo

  3. melhor pedir a autorizaçao para o corte na sub prefeitura,e contrar uma empresa especializada

  4. Everton disse:

    Boa tarde Ricardo,
    Tenho uma casa antiga que vou derrubar para construir uma nova, mas existe uma árvore na calçada do terreno e a mesma irá atrapalhar a construção da casa nova, pois fica bem no meio do terreno, além de já estar levantando toda a calçada.
    Sei da importância das árvores na nossa cidade mas gostaria de saber como faço para remover essa e talvez replantar em outro lugar ou comprar várias mudas para substituir a retirada desta (que apesar de tudo, está com a saúde boa).
    Saberia me informar se é possível e qual o procedimento Ricardo?
    Desde já, agradeço.
    Atenciosamente,

    Everton

  5. Willian Irio Dreher disse:

    Ricardo, entendo perfeitamente seu ponto de vista. Adoro árvores, tanto que na minha casa plantei arvores na calçada. Agora olha o problema: em uma das árvores a raiz está danificando o muro, e a prefeitura negou o corte. Plantei a arvore de livre e espontânea vontade, se retirar seria para colocar outra no lugar, porque não posso cortar?

  6. E preciso pedir autorização , para garantir que seja feito a compensação e que não seja multado, esta especie e um rico muto grande a seguração em áreas urbanas , coisas plantadas na época que não tínhamos uma politica de controle. e orientaçao

  7. antes de plantar devemos verificar o tipo de raiz da arvore, que deve ser pivotante. e escolher arvores nativas da regiao.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s