Laranjeiras na Metrópole

laranjeiras no Instituto Biológico São Paulo foto Ricardo Cardim

O doce perfume de laranjeiras floridas ao fim do dia e começo da noite era algo corriqueiro na cidade de São Paulo de outrora. Quintais e pomares caseiros sempre tinham alguma laranjeira entre suas árvores frutíferas. Até Anchieta, fundador de São Paulo, as trouxe de Portugal e as cultivava na sua “cerca” há mais de 450 anos trás.

Hoje, quantos são os paulistanos adultos que conhecem um pé de laranja na Metrópole? E crianças? Aposto que muitas não sabem sequer que laranjas vem de árvores…O delicioso perfume da floração não faz mais parte de nosso cotidiano. Infelizmente.

Embora raríssima, ainda existe um lugar dentro de São Paulo para apreciar tão bom perfume – é o Instituto Biológico, na Vila Mariana, onde dentro de seu extenso quintal, tão grande que até um cafezal há, algumas velhas laranjeiras sobrevivem e cobrem a copa de flores muito brancas.

Para conhecer:

Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252 – Vila Mariana – SP

Ricardo Henrique Cardim

Anúncios

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em Árvores de São Paulo, árvores frutíferas e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Laranjeiras na Metrópole

  1. Renato Garnieri disse:

    Saudades…como algumas árvores podem trazer esse sentimento! ao ler o texto lembrei de quando Santana ainda era “mato” e sentia o cheiro suave das larnajeiras na minha casa…gostei muito, abraços

    Garnieri

  2. peregrinacultural disse:

    Há muios anos, quando estive na cidade de Córdoba na Espanha, uma das coisas que mais me encantou foi ver laranjeiras plantadas nas diminutas calçadas da cidade medieval. Com certeza o perfume é sedutor! TRago de córdoba uma das mais belas lembranças desta viagem em grande parte por causa das laranjeiras.

    Vale lembrar que a Andalusia, assim como São Paulo, é uma região de grande produção de laranjas. Entre elas a vermelha, ou sanguínea.

    Um grande abraço, Ladyce

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s