É inacreditável observar como existem pessoas capazes do ato acima vivendo em pleno século 21. A colaboradora Luciana Vilaça de Azevedo nos enviou a denúncia sobre os atos de vandalismo que estão ocorrendo na Rua General Sócrates, altura do número 211, no bairro da Penha, Zona Leste de São Paulo. Seu relato – “Há cerca de 20 dias eu passando por esta rua observei que esta árvore havia sido ferida creio que gravemente, algum maníaco retirou uma parte da casca (mais ou menos a 1,5 metro do chão) e estacou a mesma com dois pedaços de ferro cruzados. Existe também um buraco com outro ferro enganchado. Ontem observei a árvore e me parece que jogaram óleo de motor dentro desse buraco.”
A retirada da casca em volta da árvore é um método usual por vândalos desse tipo, o “anel de malpigh” mata a árvore em pé pela interrupção no fluxo de seiva do floema, e na tentativa de aprimorar o assassinato ainda fez furos no lenho para introduzir material venenoso.
A árvore em questão é um chapéu-de-sol adulto, que com sua ampla copa presta serviços ambientais relevantes a toda a população de um bairro carente de verde. Possivelmente, o criminoso autor de tal vandalismo, se sente no direito de suprimir algo que é benefício de todos em prol de algum mesquinho motivo particular. Depois ainda quer parar o carro na sombra da árvore do vizinho…
Ricardo Henrique Cardim
Absurdo!
Típico de pessoas que se incomodam com as folhas nas calçadas mas não pensam nos benefícios que as árvores lhes trazem.
Com certeza o criminoso reside num raio de dez metros ao redor da árvore…
Passando pra conhecer seu blog, e desejar bom fds
bjsss
aguardo sua visita 🙂
Revoltante! É o famoso tipinho sub-desenvolvido que vai cobrar parques para suas crianças brincarem (e destruírem também, visto que o exemplo que vem dos pais é péssimo). Coisa de pobre.
Como podemos denunciar este tipo de crime??
A responsabilidade pela arvore não é do dono da calçada?
Aproveitando, parabéns pelo site!
Abs.
Milzo.
Ninguém vai encaminhar denúncia ao MP ? Ao Sr. Promotor de Justiça do Meio Ambiente?
Rib.Preto, 28/09/09
malditos destruidores,
ai se eu descubro
queria fazer isso com esse criminoso, estancar ferro no rabo dele
Já 2x a prefeitura plantou árvores com aquelas grades de ferro na calçada de uma emef perto da minha casa, no Campo Limpo. Em 2 dias as grades já tinham sido arrancadas e em 1 semana só sobravam toquinhos das árvores. E foram as próprias crianças q destruiram (eu vi algumas vezes). Bela educação. Revoltante.
Esse tipo de morte lenta é muito comum aqui no Rio. Fazem esse círculo para a pobre secar e depois fazer a prefeitura cortar o esqueleto que sobrou. Infelizmente não caem na cabeça de quem o fez! Só uma vez presenciei tal maldade e a árvore conseguiu sobreviver, cicatrizando o círculo e continuando linda como sempre. À propósito, foi na mesma calçada, onde havia mtas delas plantadas, que um rapaz se salvou de ser atropelado na calçada, numa batida que jogou o carro contra a árvore.
e o pior é que esses vândalos sempre querem parar o carro na sombra das árvores do vizinho depois…
abraços
Ricardo
Nossa isto doe em ve, eu que ja plantei 25 arvores na calçada da minha casa, vejo uma cena degradante desta, teria que enfiar estes ferros/vergalhões no cu de quem fez isto.
Fizeram o mesmo com três delas na rua Cardeal Dom Sebastião Leme, Santa Teresa, RJ. Uma está sucumbindo e as outras duas estão resistindo. Vandalismo é isto.