Ataque e vandalismo em árvore de São Paulo

luciana vilaça de azevedo 1

 

É inacreditável observar como existem pessoas capazes do ato acima vivendo em pleno século 21. A colaboradora Luciana Vilaça de Azevedo nos enviou a denúncia sobre os atos de vandalismo que estão ocorrendo na Rua General Sócrates, altura do número 211, no bairro da Penha, Zona Leste de São Paulo. Seu relato –  “Há cerca de 20 dias eu passando por esta rua observei que esta árvore havia sido ferida creio que gravemente, algum maníaco retirou uma parte da casca (mais ou menos a 1,5 metro do chão) e estacou a mesma com dois pedaços de ferro cruzados. Existe também um buraco com outro ferro enganchado. Ontem observei a árvore e me parece que jogaram óleo de motor dentro desse buraco.”

A retirada da casca em volta da árvore é um método usual por vândalos desse tipo, o “anel de malpigh” mata a árvore em pé  pela interrupção no fluxo de seiva do floema, e na tentativa de aprimorar o assassinato ainda fez furos no lenho para introduzir material venenoso.

A árvore em questão é um chapéu-de-sol adulto, que com sua ampla copa presta serviços ambientais relevantes a toda a população de um bairro carente de verde. Possivelmente, o   criminoso autor de tal vandalismo, se sente no direito de suprimir algo que é benefício de todos em prol de algum mesquinho motivo particular. Depois ainda quer parar o carro na sombra da árvore do vizinho…

Ricardo Henrique Cardim

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em arborização urbana, Árvores de São Paulo e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

11 respostas para Ataque e vandalismo em árvore de São Paulo

  1. Bruno Balboni disse:

    Absurdo!
    Típico de pessoas que se incomodam com as folhas nas calçadas mas não pensam nos benefícios que as árvores lhes trazem.
    Com certeza o criminoso reside num raio de dez metros ao redor da árvore…

  2. Dri Viaro disse:

    Passando pra conhecer seu blog, e desejar bom fds
    bjsss

    aguardo sua visita 🙂

  3. dalva disse:

    Revoltante! É o famoso tipinho sub-desenvolvido que vai cobrar parques para suas crianças brincarem (e destruírem também, visto que o exemplo que vem dos pais é péssimo). Coisa de pobre.

  4. Milzo Prado disse:

    Como podemos denunciar este tipo de crime??
    A responsabilidade pela arvore não é do dono da calçada?

    Aproveitando, parabéns pelo site!

    Abs.

    Milzo.

  5. Paulo Afonso Artal disse:

    Ninguém vai encaminhar denúncia ao MP ? Ao Sr. Promotor de Justiça do Meio Ambiente?

    Rib.Preto, 28/09/09

  6. renan disse:

    malditos destruidores,
    ai se eu descubro
    queria fazer isso com esse criminoso, estancar ferro no rabo dele

  7. Anderson disse:

    Já 2x a prefeitura plantou árvores com aquelas grades de ferro na calçada de uma emef perto da minha casa, no Campo Limpo. Em 2 dias as grades já tinham sido arrancadas e em 1 semana só sobravam toquinhos das árvores. E foram as próprias crianças q destruiram (eu vi algumas vezes). Bela educação. Revoltante.

  8. Snake disse:

    Esse tipo de morte lenta é muito comum aqui no Rio. Fazem esse círculo para a pobre secar e depois fazer a prefeitura cortar o esqueleto que sobrou. Infelizmente não caem na cabeça de quem o fez! Só uma vez presenciei tal maldade e a árvore conseguiu sobreviver, cicatrizando o círculo e continuando linda como sempre. À propósito, foi na mesma calçada, onde havia mtas delas plantadas, que um rapaz se salvou de ser atropelado na calçada, numa batida que jogou o carro contra a árvore.

    • Ricardo Cardim disse:

      e o pior é que esses vândalos sempre querem parar o carro na sombra das árvores do vizinho depois…

      abraços

      Ricardo

  9. HOMEM disse:

    Nossa isto doe em ve, eu que ja plantei 25 arvores na calçada da minha casa, vejo uma cena degradante desta, teria que enfiar estes ferros/vergalhões no cu de quem fez isto.

  10. artrachell disse:

    Fizeram o mesmo com três delas na rua Cardeal Dom Sebastião Leme, Santa Teresa, RJ. Uma está sucumbindo e as outras duas estão resistindo. Vandalismo é isto.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s