Ao contrário do que muitos pensam, os morcegos são importantes para o equilíbrio ambiental das cidades. Afamado como animal nocivo, vampiro, transmissor de doenças e que deve ser combatido a todo o custo, essa visão é superficial e errada, pois a maioria dos morcegos não se alimenta de sangue (das 953 espécies existentes, somente 3 são hematófagos).
Grande responsável pelo plantio de árvores e florestas, esses animais alimentam-se de inúmeros tipos de frutos diferentes e quando defecam, “bombardem” as sementes ao solo, ajudando a regenerar a vegetação e aumentar a biodiversidade local. Também são polinizadores eficazes.
Em São Paulo, cidade onde a maioria das árvores urbanas são de origem estrangeira e nada tem a ver com a Mata Atlântica original da região, o morcego desempenha um papel fundamental, trazendo sementes nativas das matas próximas e enriquecendo a biodiversidade arbórea paulistana, o que melhora nossa qualidade de vida e ajuda a preservar florestas urbanas como o Parque do Trianon. A verdade é que sem morcegos nossas já raras matas definhariam em poucos anos.
Ricardo Henrique Cardim
Beeeeem… já que é assim, vou tolerar a existência desse feioso!
Eu acho que este blog está muito interessante,e ajudou-me num trabalho.
Obrigado.
me ajudou muito num trabalho que faleu 10 e eu tirei 10 brigadaoooooooooooooooooooooo