Época de floração da cabeludinha (Plinia glomerata)

 

cabeludinha florida - foto de Ricardo H Cardim

No começo do ano passado, plantei experimentalmente uma muda já grande de cabeludinha (Plinia glomerata) da família Myrtaceae, em um vaso do terraço no apartamento. Não sabia qual seria a sua reação a viver confinada, já que é uma planta adepta do sub bosque da Mata Atlântica, inclusive das matas paulistanas.

abelha nativa polinizando a flor da cabeludinha

abelha nativa polinizando a flor da cabeludinha

Qual não foi a supresa ao ver que ela aceitou muito bem  a vida em vaso e ainda frutificou abundantemente no ano passado, cobrindo seus ramos com inúmeros frutinhos amarelos de gosto adocicado. Esse ano, repetindo o anterior, sua floração efêmera foi intensa com constante visita de abelhas e outros insetos polinizadores, o que promete mais uma boa safra.

Essa é uma ótima opção para quem mora em apartamento e dispõe de varanda, até porque não precisa de muito sol, uma vez que vive na sombra das grandes árvores da floresta naturalmente.

Ricardo Henrique Cardim

Sobre Ricardo Cardim

Paisagista e Botânico www.cardimpaisagismo.com.br www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em Árvores de São Paulo, árvores e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Época de floração da cabeludinha (Plinia glomerata)

  1. Dalila Ribeiro disse:

    Prezado Henrique

    Faz uns 15 anos que me ofereceram umas sementes de cabeludinha. Está grande ,linda que dá gosto vê-la. Infelizmente recusa-se terminantemente a florescer e claro, muito menos frutificar.
    Já usei todos os truques: boa adubação., boa rega,deixei passar fome,sede,fiz acunpuctura vegetal, ralhei com ela, tentei convencê-la de todos os modos,, mas nada resulta. Dizem -me que deve ser duma semente estéril !!! ???????? Que o melhor será a derrubar …..
    Li no seu site e em tantos outros artigos que frutifica em 2 / 3 anos. Não sei que mais fazer.
    Não deve ser do clima pois tenho em plena frutificação e sem qualquer problema pitangas,uvaias,jabuticabas, grumixamas.,cereja do rio grande,araçás ………(eu sou uma feroz apaixonada pelas frutiferas brasileiras como pode ver ) mas esta danada está a deixar-me uma pilha de nervos.
    Será que pode informar-me qual será o seu problema?????? O que poderei fazer mais????
    Eu ,em desespero de causa atrevo-me até a fazer-lhe um pedido.(se não der paciência, e me desculpe)
    Seria possivel enviar-me umas poucas sementes dessa cabeludinha que você tem em vaso e frutificou logo,logo???? ( ou até de qualquer outra ,pois pode ser que precise duma companheira)
    Eu lhe enviaria o valor dos portes do envelope+sementes ,claro!
    Eu gostava tanto de provar seus frutos antes de cair de velha e nem ter mais paladar para a saborear !!!!!
    Quem sabe pode ajudar esta portuguesa já sem esperança .

    Com amizade

    Dalila Ribeiro

    • Ricardo Cardim disse:

      Dalila, muito obrigado pela mensagem. Infelizmente não tenho sementes comigo hoje. O que recomendo é comprar outra muda de cabeludinha adulta(comum no comercio de SP atualmente) e ver se com essa tem mais sorte. Se plantar mais de uma, com certeza terá em breve muitas safras!

      atenciosamente
      Ricardo

  2. Weverton disse:

    Eu tenho uma que comprei a 1 ano e meio. porem ja tinha mais o menos um ano, hoje ela esta carregada de flores. moro em Caldas Novas estado de Goiás, a minha esta em um vaso de meio porte, fico em sol pleno, e esta super bem adaptada, porém sempre molho cedo e de noitinha. Sou um grande adepto a plantas, quem tiver duvida sobre alguma e quiser conversar que seja mesmo, esse é meu msn – weverton-17@hotmail.com. obrigado.

  3. francisco pinho de oliveira disse:

    QUAL O PERIODO DA FLORAÇAO DA CABELUDINHA[ MES DO ANO]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s