Época de floração da cabeludinha (Plinia glomerata)

 

cabeludinha florida - foto de Ricardo H Cardim

No começo do ano passado, plantei experimentalmente uma muda já grande de cabeludinha (Plinia glomerata) da família Myrtaceae, em um vaso do terraço no apartamento. Não sabia qual seria a sua reação a viver confinada, já que é uma planta adepta do sub bosque da Mata Atlântica, inclusive das matas paulistanas.

abelha nativa polinizando a flor da cabeludinha

abelha nativa polinizando a flor da cabeludinha

Qual não foi a supresa ao ver que ela aceitou muito bem  a vida em vaso e ainda frutificou abundantemente no ano passado, cobrindo seus ramos com inúmeros frutinhos amarelos de gosto adocicado. Esse ano, repetindo o anterior, sua floração efêmera foi intensa com constante visita de abelhas e outros insetos polinizadores, o que promete mais uma boa safra.

Essa é uma ótima opção para quem mora em apartamento e dispõe de varanda, até porque não precisa de muito sol, uma vez que vive na sombra das grandes árvores da floresta naturalmente.

Ricardo Henrique Cardim

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em Árvores de São Paulo, árvores e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Época de floração da cabeludinha (Plinia glomerata)

  1. Dalila Ribeiro disse:

    Prezado Henrique

    Faz uns 15 anos que me ofereceram umas sementes de cabeludinha. Está grande ,linda que dá gosto vê-la. Infelizmente recusa-se terminantemente a florescer e claro, muito menos frutificar.
    Já usei todos os truques: boa adubação., boa rega,deixei passar fome,sede,fiz acunpuctura vegetal, ralhei com ela, tentei convencê-la de todos os modos,, mas nada resulta. Dizem -me que deve ser duma semente estéril !!! ???????? Que o melhor será a derrubar …..
    Li no seu site e em tantos outros artigos que frutifica em 2 / 3 anos. Não sei que mais fazer.
    Não deve ser do clima pois tenho em plena frutificação e sem qualquer problema pitangas,uvaias,jabuticabas, grumixamas.,cereja do rio grande,araçás ………(eu sou uma feroz apaixonada pelas frutiferas brasileiras como pode ver ) mas esta danada está a deixar-me uma pilha de nervos.
    Será que pode informar-me qual será o seu problema?????? O que poderei fazer mais????
    Eu ,em desespero de causa atrevo-me até a fazer-lhe um pedido.(se não der paciência, e me desculpe)
    Seria possivel enviar-me umas poucas sementes dessa cabeludinha que você tem em vaso e frutificou logo,logo???? ( ou até de qualquer outra ,pois pode ser que precise duma companheira)
    Eu lhe enviaria o valor dos portes do envelope+sementes ,claro!
    Eu gostava tanto de provar seus frutos antes de cair de velha e nem ter mais paladar para a saborear !!!!!
    Quem sabe pode ajudar esta portuguesa já sem esperança .

    Com amizade

    Dalila Ribeiro

    • Ricardo Cardim disse:

      Dalila, muito obrigado pela mensagem. Infelizmente não tenho sementes comigo hoje. O que recomendo é comprar outra muda de cabeludinha adulta(comum no comercio de SP atualmente) e ver se com essa tem mais sorte. Se plantar mais de uma, com certeza terá em breve muitas safras!

      atenciosamente
      Ricardo

  2. Weverton disse:

    Eu tenho uma que comprei a 1 ano e meio. porem ja tinha mais o menos um ano, hoje ela esta carregada de flores. moro em Caldas Novas estado de Goiás, a minha esta em um vaso de meio porte, fico em sol pleno, e esta super bem adaptada, porém sempre molho cedo e de noitinha. Sou um grande adepto a plantas, quem tiver duvida sobre alguma e quiser conversar que seja mesmo, esse é meu msn – weverton-17@hotmail.com. obrigado.

  3. francisco pinho de oliveira disse:

    QUAL O PERIODO DA FLORAÇAO DA CABELUDINHA[ MES DO ANO]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s