Quintais perdidos

quintais-no-centro-de-sp-ricardo-cardim

A fotografia mostra pequenos  quadrados de verde espremidos na paisagem construída do centro velho de São Paulo, mais precisamente nos fundos da rua do Carmo. São uma das raras áreas particulares de solo exposto em toda a região. 

 A divisão original  dos terrenos ainda é visível, remontando a Cidade nos seus primeiros tempos. Hoje abandonados e tomados por arbustos e capim, são depósitos informais de  entulho. No século 19, esses fundos de casas  já estiveram plantados de jaboticabeiras, laranjeiras, limoeiros e pequenas hortas ladeando galinheiros. Recebiam sol o dia inteiro, e o cuidado de seus moradores, que dali tiravam parte do que ia para a mesa.

São pedaços da história de uma qualidade de vida perdida.

Ricardo Henrique Cardim

Publicidade

Sobre Ricardo Cardim

Paisagista e Botânico www.cardimpaisagismo.com.br www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em História de São Paulo e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Quintais perdidos

  1. dalva disse:

    Dá uma melancolia na gente… Eu nem paulista sou, obviamente nem paulistana de nascimento. No entanto, vivo aqui desde meus 5 anos, e vi essas jaboticabeiras de fundo de quital sendo engolidas pelos prédios de muitos andares. Uma tristeza.

  2. Carina disse:

    Tenho a sorte de ter acabado de me mudar para um desses imóveis raros com um quintal onde há um limoeiro, uma jaboticabeira e outras árvores, numa região que já está sendo engolida pelos edifícios de apartamentos. Já é difícil encontrar casas por lá, quanto mais com um quintal de verdade. É uma pena.

  3. Carla disse:

    Oi Ricardo,

    dá uma pena de ver como tudo desapareceu! você podia fazer um artigo sobre as árvores da USP, um dos últimos lugares arborizados na cidade.

    bjos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s