Podas irregulares e inimigos das árvores em São Paulo

 

Poda criminosa na Rua Madre Linda Lucotti - São Paulo

Poda irregular na Rua Madre Linda Lucotti - São Paulo

Muitos leitores do blog vem denunciando ataques as árvores de São Paulo. Eu mesmo assisti a um desses atos no domingo de manhã, no Alto da Lapa, bairro nobre e arborizado do Oeste da Cidade. Uma árvore adulta de uva-japonesa (Hovenia dulcis), planta nativa do Japão e muito apreciada pelos pássaros, foi podada no começo da manhã de domingo irregularmente com um facão(!!) em frente a uma residência por funcionários imperitos contratados pela proprietária , na surdina.

Aparentemente, a copa da árvore estava deixando folhas no insípido jardim, e isso bastou para que galhos de grande diâmetro fossem derrubados à golpes do instrumento deixando extensas porções de casca arrancadas nos tocos remanecescentes. Ao chamarmos a atenção, o ato foi paralisado, porém, o estrago já estava feito. O mais incrível, é ver como a pessoa que não valoriza a árvore dentro da Cidade geralmente também não tem menor noção de cidadania e respeito aos outros. Algumas horas após, os galhos cortados jaziam na calçada da Avenida Cerro Corá, 200 metros longe do corte,  obstruindo a passagem de pedestres  da movimentada avenida, talvez na tentativa de esconder o crime.

Em tempo: somente a Prefeitura, concessionárias elétricas e bombeiros podem realizar podas nas árvores urbanas, patrimônio público de todos nós. Depois, pessoas como esse proprietário acima,  fazem alarde  e falam que é culpa da árvore e da Prefeitura quando essa cai em cima da casa delas.

Ricardo Henrique Cardim

galhos criminosamente jogados na calçada de avenida dos arredores

galhos criminosamente jogados na calçada de avenida dos arredores

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em árvores e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

10 respostas para Podas irregulares e inimigos das árvores em São Paulo

  1. luiz disse:

    Ola boa noite.

    Meu nome é Luiz Carlos, sou técnico agricola e trabalho em uma empresa tercerizada que prestas serviços para a sub da lapa com poda de arvores e corte de grama.

    Eu corderno uma equipe de poda e realizo a poda de arvores na região da
    Lapa.

    Vejo este tipo de criminalidade todos os dias e me impressiona como as pessoas são gananciosas e só penssam nos bens materiais delas mesmas.

    Sempre que chego para efetuar uma poda de uma arvore com a Ordem de serviço em mãos, ou seja com ordem da prefeitura, sempre me vem alguem e me implorar para remover a arvore que apenas precisa de uma leve poda, pelo simples motivo de esta sujando a calha da casa delas.. Isso é um absurdo!!!!

    Caso necessitem de mim para esclarecer duvidas estou a disposição.

    Luiz carlos

    msn luiz_carlos_8@hotmail.com

    • danilo disse:

      Caros,

      Venho enfrentando o mesmo problema em Frente ao meu predio no JArdim sao Paulo Zona norte. A sindica quer porque quer cortar a arvore que fica na calcada em frente ao predio porque segundo ela suja a entrada do predio. E um absurdo! Ja avisei que se a arvore for cortada de forma irregular eu irei avisar a subprefeitura. Porem tenho uma duvida, gostaria de saber se ha como a prefeitura notificar essa pessoa com alguma advertencia ou algo do tipo antes que o ato aconteca. Pois sinceramente temo que um dia eu chegue em casa e simplesmente a arvore ja nao esteja la.
      Outra duvida caso a arvore seja derrubada de forma irregular e eu notifique a prefeitura e essa pessoa seja multada. Eu poderia solicitar o plantio de outra arvore no lugar? Isso seria custeado pela prefeitura? existem orgao em que eu possa doar algum valor e em troca a prefeitura plante uma nova planta no lugar?

      grato a todos,

      Danilo

    • Ricardo Cardim disse:

      Danilo, a fotografe bem e apresente a sindica as fotos, se ela cortar a planta vc denuncia na prefeitura, a multa é bem alta. sugiro consultar a subprefeitura.

      att

  2. Luciana Inocente Portela disse:

    Olá, boa noite!
    Meu nome é Luciana e gostaria de compartilhar minha revolta em relação á destruição da mata do Parque do Carmo, Z.Leste de São Paulo.
    Pude ver a alguns dias que próximo à entrada do parque, foi desmatada uma parte absurda da área, restou uma enorme clareira… deixaram algumas árvores próximas às grades para desviar a tenção e derrubaram mais á diante um número imenso de Eucaliptos… árvores enormes, antigas… e não é possível que ninguém veja!!! Não é possível que nenhum órgão competente fiscalize e tome medidas cabíveis….. é um absurdo!!!!

    • osvaldo disse:

      boa noite sr luiz tudo bem estive lendo os seu comentario e realmente a verdade que nos deparamos com estas pessoa na rua e o comentario deles livrar das plantas que estao entupindo suas calhas ou estourando a calçada mas poucos sabem eles que uma planta com dap de oitenta oxigena 130 kg dia ja tive uma passagem nesta subpref e em tantas outras hoje trabalho na secretaria de agricultura de rioclaro temos hoje cerca de 40 hortas nas escolas e 3hectares de horta municipal e com palestras em todas escola sou cordenador da poda e corte arvores um abraço entre entre em contato 019-81913871

  3. Magali Paiva disse:

    Olá, moro em Guarulhos, estou muito triste, tinhamos um parque da Prefeitura aqui no Bairro do Macedo, próximo a secretaria, acordei esta manhã com o barulho da serra, cortaram todos os eucaliptos da área para construir algo, o que fazer??? é assim mesmo a Prefeitura tudo pode????

    Magali Paiva. Guarulhos – SP

    • Ricardo Cardim disse:

      Magali, organize sua comunidade e cobre da prefeitura o porque dessa postura.
      Ricardo

  4. Fernanda Tonon disse:

    Ricardo, hoje cheguei do trabalho e uma poda que iria ocorrer no meu condomínio foi no final um corte mutilador em árvores frutíferas, deixaram uma pitangueira de mais de 20 anos no toco. Com ela foram ninhos, frutas e mais de 10 mts de altura, ficou somente o tronco cortado. Na prefeitura havia uma autorização para podar, mas isso que foi feito é permitido?
    Estou triste, revoltada e pedindo ajuda de como proceder nesse caso. Para mim isso é crime.

    • Ricardo Cardim disse:

      Fernanda, pelo que me falou foi mais uma derrubada que corte! denuncie esse absurdo e documente com fotos.
      abs

  5. Lucia disse:

    Bom dia,
    Moro em um bairro muito arborizado e tenho visto algumas pessoas cortando árvores na porta de suas casas. Onde denunciar? Como chamar a polícia florestal? Gostaria do número de telefone da polícia florestal da zona oeste de sp, capital.
    Obrigada

Deixe uma resposta

