Passar cal nos troncos das árvores é um costume disseminado há bastante tempo em alguns jardins, deixando as árvores com uma “saia” branca. Não se sabe quem começou com essa idéia e nem quando. Talvez no intuito de passar uma aparência de higiene, sofisticação e evitar possíveis pragas. O fato, é que esse procedimento é de completa inutilidade e ainda pode fazer mal a árvore.
Algumas espécies não respiram somente pelas folhas e possuem nos troncos estruturas chamadas “lenticelas” que servem para trocas gasosas que auxiliam no funcionamento da planta. Quando o tronco da árvore é pintado essas importantes estruturas são fechadas, prejudicando-a. Portanto, para ajudar a manter uma árvore saudável, nunca se deve caiar os troncos, o que também é esteticamente muito feio.
Ricardo Henrique Cardim
Oi Milene,
obrigado pelo contato. Ainda estamos no começo, em breve esperamos ter material impresso e cursos sobre árvores, quando tiver, pode deixar que lhe aviso. Legal esse tipo de intervenção, vcs podem enviar imagens de ações
que já realizaram e onde atuam principalmente?
Abraços,
Ricardo Henrique Cardim
Olá Ricardo
Entrei no seu blog e fiquei muito interessada em saber mais, pois tenho um grupo de
intervenção urbana que atua na impressão de árvores cortadas nas metrópoles.
Gostaria de saber se vocês irão organizar algum curso sobre árvores brasileiras, ou até
mesmo sobre as árvores na cidade…
Também gostaria de saber se vocês tem algum material impresso sobre o assunto.
Um grande abraço
Milene Valentir
Eu já ouvi dizer que esse hábito é do tempo da escravidão, cuja finalidade era facilitar a caputra de negros fujões à noite.
Não sei se realmente é verdade, mas faz sentido…
é verdade Dilza, faz sentido. obrigado pela contribuição.
Bom dia Ricardo, gostaria de saber qual é a lei que proibe a pintura nas arvores, pois, na minha cidade ainda existe pessoas fazendo isto, não sei de onde inventaram essa moda RÍDICULA.
Bom dia Walter,
infelizmente isso ainda é comum. Precisa ver a legislação municipal de sua cidade, e se não tiver, cobrar a prefeitura.
Ricardo
Que bom companheiro que você coloca essa informação na internet. Com isso terei argumento para o síndico para que não mande pintar mais as árvores do meu condomínio. Também tenho aversão a esse comportamento e acredito que esta prática vem dos militares. Normalmente quando um quartel é visitado, os soltados pintam com cal tudo, inclusive o tronco das árvores. Já fiz algumas pesquisas sobre este assunto e se não foram os militares que iniciaram essa prática, mas eles aderiram com especial ênfase.
Olá Ricardo Cardim, Ñ vejo onde está o problema, tenho feito caiação nas árvores de meu sítio, e essa prática cria um visual de limpeza, e organização. Agora se realmente ñ faz bem p/ a plantação, preciso saber. Aguardo resposta.
não faz bem mesmo, vc obstrui as lenticelas, estruturas de respiração da árvore presente nos galhos e tronco. E o visual… bem gosto não se discute, mas oa meu ver nada é mais belo e limpo que uma arvore natural.
As da minha casa pensei em pintar pra sinalizar à noite – impedir sejam atropeladas por automóvel. Mas li que mata microrganismos essenciais para a planta.Usarei iluminação mesmo…apesar de ser bem mais caro!
Legal Ronaldo, assim vc ajuda a mante-las saudaveis!
Pensando bem: Melhor que atropelem…São 7 FICUS na calçada! Pelo que sei (fiquei sabendo mais aqui neste site) minha casa – recém comprada – está CONDENADA…(É ISSO MESMO?!)
Pesquisando com os vizinhos verifiquei que os FICUS estão a tanto tempo na calçada e segundo disseram nunca a danificaram-nem mesmo aos canos…Usarei iluminação para segurança da casa e transeuntes…Atualmente muitos decepam arvóres por servirem ,a noite, de abrigos para vandalos…Ainda bem que O único inconveniente são muitas lagartas que adentram a casa…
Ah, Obrigado pelo site!
Este hábito foi criado pelo Barão Deusderito Belmont na França (nos idos de 1747), pois assim evitava de bater com a cara nas árvores em passeios noturno nos jardins de seu castelo, tendo em vista que o mesmo tinha baixa visão.
Valeu a explicação Carlos, abs
Pintar as plantas
Celdo Braga
Não pinte o tronco da planta
ela tem própria pintura
desde semente ela guarda
o dom de ser criatura
de Deus que cuidou de tudo…
– Diz a sagrada escritura
Veja bem, fica grosseiro
pintar o tronco com a cal
sofre a planta e quem cultua
a beleza natural
não manche a obra perfeita
do pintor celestial
Olhe bem para a mangueira
ou para um pé de oiti
Já está tudo harmonizado
não cabe mau gosto ali
pinte o poste, o meio fio
deixe o verde em paz florir
A planta tem sentimento
e um jeito de se doar
dá sombra e frutos pra todos
e não sabe reclamar
quando a mão desavisada
vem o seu tronco pintar
Como Deus percebe tudo
peço a Ele perdoar
os cegos que não conseguem
essa maldade enxergar
E a quem se juntar comigo
força e luz para lutar
puxa acabei de passar cal no meu pé de laranja, de goiaba e de café, fiz no intuito de protegê-los, mas agora percebo o meu erro. vou tentar tirar aos poucos. Só não sei o que fazer com aquelas manchinhas brancas no pé.
Suzana Coelho
Moro no interior do RS, e aqui na cidade é comum as caliação nos troncos das árvores, e os da minha calçada, até pintei e acheim que ficou muito bom, deu um ar de limpeza, só que agora, antes de renovar a caliação para a chegada do natal, resolvi entrar neste site, e me dei conta que estou totalmente errada, e pintura em tronco de árvores nunca mais. Obrigado pelo esclarecimento, beijos.
Ficus velhos podem levar poda de formação pra levantamento da copa?
Ficus de 4 a 6 metros de altura que nunca tiveram sequer poda de formação PODEM RECEBER ESTE TIPO DE PODA pra tirar o aspecto de arbusto?
sim
Olá Ricardo, muito bom o seu blog. Minha mãe ia caiar as árvores do nosso jardim porque estão doentes e desistimos por causa do seu post. Você poderia me indicar algo, ou algum link que fale sobre como tratar das árvores doentes?
excelentes observações.Ignorava totalmente o dano causado nas árvores devido a prática do cal embora nunca tenha praticado tal procedimento mas,já observei isto em algumas propriedades.Vivendo e aprendendo.Muito bom.Obrigada.Só prá ilustrar,visitei uma propriedade cujo dono era italiano, e,creio que para amenisar as saudades de sua terra mandou pintar todas as árvores da entrada da fazenda com as cores da bandeira da Itália.Entendi e me emocionei …
Infelizmente uma “mexiriqueira” que meu pai plantou, secou. Desconheço a causa. Poderia ser a murta plantada próximo? É melhor retirá-la? No tronco há orquídeas (das amarelinhas) que ficam tão lindas, aliás, a composição toda. O que estou fazendo de errado? Ainda mais que agora a casca da árvore está se soltando. Pelo menos como recordação e/ou ornamento, gostaria muito de sua opinião tão abalizada como pude observar.
Grata
Fátima
olá ricardo,
qual (is) o(s) número(s) da(s) lei(s), decretos(s), etc. que proíbem a pintura
ou caiação de árvrores no passeio público em são paulo capital?
Sei que é difícil, mas para mim é impossível achar uma solução.
Grato. lauro
Lauro,
acredito que se enquadre em vandalismo, mas os n°s sugiro consultar a SVMA. Att
Obrigado por este blog, ia caiar minhas àrvore e resolvi procurar se fazia bem ou mal as plantas e aqui encontrei a resposta. Caiar àrvores nunca mais!!!
Boa noite Ricardo
Gostaria de compartilhar com você algo que tenho observado no meio onde estou inserido. Infelizmente ainda predomina esta prática do caiamento do caule das árvores, apesar de não comungar, isto está presente no meu cotidiano. Isto posto, na aludida área tem muitas árvores da espécie exótica Neem Indiano; dentre elas, duas árvores de tamanhos e em locais diferentes inesperadamente secaram. Gostaria se possível, saber se nesta espécie predomina as lenticelas, estruturas de respiração da árvore presente nos troncos, pois acredito que o excesso de caiamento obstruiu estas estruturas levando a planta a asfixia. Aguardo se possível retorno do seu ponto de vista.
Att,
Zino – Gestor Ambiental – Araçuaí- MG
sim, a chance é grande de obstruir as lenticelas…
Boa tarde Ricardo
Parabéns pela informações postadas aqui. Moro em Carinhanha interior baiano, e plantávamos muito uma espécie de ficus que com os anos começavam a danificar as calçadas e residências; e agora muitos habitantes que estão querendo plantar árvores nas portas de suas casas estão sem saber qual espécie apropriada para o plantio.
Você poderia me indicar algumas espécies que poderíamos plantar ou indicar um site confiável.
Att
Paulo Isáiron
RESOLVÍ PESQUISAR PORQUE EU IA CAIAR AS MINHAS ARVORES, VISTO FAZER MAL NUNCA MAIS VOU PENSSAR DE FAZER TAL BESTEIRA, OBRIGADA PELAS DICAS. BEIJOS……….
Pintei o tronco da minha arvore com tinta