Como identificar o Cambuci

O Cambuci, árvore já muito bem retratada neste site pela Juliana Gatti ( ver o texto ), é difícil de observar atualmente na Cidade. Antes muito comum na beira do rio Cambuci, rio que deu nome ao Bairro, e onde o Caminho do Mar atravessava ligando a antiga São Paulo de Piratininga a Santos, hoje sumiu devido a urbanização e é um desconhecido.

Achei uns exemplares perto do ICB na Cidade Universitária da USP, que estão floridos e já com pequenos frutos nessa época. Quem quiser conhecê-los, pode usar essas fotografias abaixo para ajudar na identificação. 

 

Ricardo Henrique Cardim 

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em Árvores de São Paulo, árvores e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para Como identificar o Cambuci

  1. Marilda disse:

    Olá Ricardo, tudo bem?
    Meu nome é Marilda, sou moradora do bairro de Pinheiros, São Paulo.
    Achei seu endereço no site da Word Press, Árvores de São Paulo, quando estava pesquisando a palavra “árvore-da-chuva”, e fiquei lendo os textos um tempão.
    Muito legal saber sobre as árvores nativas da cidade, as que foram trazidas, o perigo do Ficus… muito interessante! Agora vou ficar procurando os jacarandás mimosos, as tipuanas…
    Mas voltando ao assunto que originou tudo isso, pensei em lhe escrever para saber onde obter mais informações sobre a tal árvore que mencionei.
    Minha filha foi a um show “ecológico” na Chácara do Jockey recentemente (Ben Harper) onde distribuiram pequenas mudas da tal árvore-da-chuva. Pelo menos esse é o nome que ela recorda. Até achei árvore guarda-chuva, mas pouca coisa sobre árvore da chuva. Algumas fotos que vi também não se parecem com a muda.
    Ela estava num pequeno cilindro de plástico, daqueles de tempero, e como a achei muito frágil, passei para um vasinho, onde está começando a crescer.
    Queremos plantá-la em algum lugar, talvez numa chácara de um amigo, mas gostaria de ter maiores informações sobre o tamanho dela, floração, cuidados, etc. E que tamanho precisa alcançar para o replantio adequado.
    Como você já deve ter notado, não veio nenhuma informação junto com a muda, o que não deve ter surtido nenhum efeito para o objetivo proposto…
    Já sei que ela deve ser uma das espécies importadas, e não sei se há algum prejuízo em sua propagação.
    Você poderia me ajudar com alguma sugestão?
    Obrigada e parabéns pelo site!

  2. Ricardo disse:

    Olá Marilda,

    obrigado! quanto a árvore da chuva, não a conheço…deve ser alguma muda comum distribuida com esse pomposo nome pelos publicitários que nada entendem de ecologia…acredito que ela ficaria melhor em um vaso, já que não podemos determinar a espécie e existir o risco dela invadir florestas naturais se plantada na chácara
    Att.
    Ricardo

  3. Virgiílio disse:

    Gostaria de conseguir ao menos 3 mudas para plantio
    Como FAZER

    • JuÁrvore disse:

      Olá Virgílio… Você consegue mudas no viveiro do Horto Florestal ou Jardim Botânico de São Paulo! Boa Sorte!!!

  4. Ana Paula disse:

    Marilda,
    não conhecço muito sobre árvores, mas fiquei curiosa quanto à árvore da chuva e localizei alumas informações simples (link abaixo). Talvez, a partir desse nome, você obtenha dados mais aprofundados. Boa sorte!
    Ana Paula
    pt.wikipedia.org/wiki/Samanea_saman – 24k

  5. Pingback: O cambuci e seus frutos desconhecidos « Árvores de São Paulo

  6. CILENE DIAS disse:

    Oi Ricardo
    Meu nome é Cilene,moro no Rio de Janeiro,eu tenho uma arvore muito bonita plantada aqui em casa já a alguns anos.Ela dá umas coroas de flores e frutos vermelhas bem no topo e fica cheio de passarinhos e abelhas tambem . Eu tenho muita curiosidade de saber que arvore é essa.Tenho fotos dela mas como posso te enviar pra você ver se consegue saber qual arvore é,ou se é possivel você me indicar alguem que a identifique?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s