Sombra e beleza. Se você perguntar para a maioria das pessoas sobre o que a árvore traz de benefícios dentro da cidade a resposta mais lembrada provavelmente será essa. Está certo, os dois itens são realmentes vantagens importantes dentro de um ambiente artificial e árido como os centros urbanos. Mas, para a resposta completa, a lista é um pouco maior, e desconhecida ainda de grande parte da população, principalmente daqueles que acham que árvore só faz “sujeira” e arrebenta calçadas…
- Absorção do carbono emitido pelos veículos e demais atividades humanas dentro da cidade, que a árvore armazena para construir sua estrutura (tronco, galhos, raízes…).
- Diminuição significativa das “ilhas de calor” na metrópole e consequentemente das temperaturas através da sombra e transpiração de vapor das árvores, reduzindo o consumo de energia para condicionamento do ar. São Paulo tem diferenças de até 12°C entre bairros com e sem árvores.
- Filtragem e remoção de gases e partículas poluentes do ar, além de aumentar a umidade do ar pela liberação de vapor de água.
- Redução do consumo de energia elétrica doméstica para aquecimento devido ao efeito quebra-vento no inverno.
- Atenuamento da poluição sonora urbana.
- Diminuição de enxurradas e enchentes devido a água da chuva ficar em grande parte retida na copa e ser encaminhada lentamente ao solo, alimentando o lençol freático.
- Maior conforto psicológico aos habitantes, com diminuição do estresse cotidiano pela estética, paisagem verde e sombra.
- Permite uma maior biodiversidade de animais na urbe, trazendo maior equilíbrio ambiental.
- Incentiva o uso de transportes alternativos, como bicicleta e caminhada, incentivado pelo ambiente agradável, fresco e sombreado proporcionado pelas árvores.
Para saber mais sobre a árvore dentro das cidades, leia o texto de Marcos Buckeridge – ver texto
Ricardo Henrique Cardim
Pingback: A Importância das Árvores «
I have read it before, but anyway, tks
Boa tarde, o meu nome é Lannes, sou Assistente Social, casada, 02 filhas.
Gostaria de uma orientação, sê possivel.
Retirei o seu contato do site Arvores de São Paulo.( belo trabalho )
Gostaria de plantar uma árvore na calçada de minha casa, e pesnei na árvore Ficus, ainda não sabia seu nome e nada sobre ela. Me surpreendi, neste site, que diz que a árvore á quase”maldita”, então gostaria de uma ajuda.
Minha calçada é pequena e estreita, o meu marido ganhou uma “muda” de árvore chamada ” ameixa do mato”, a pessoa que lhe deu, disse que essa árvore cresce no maximo 2 metros, a raiz não quebra a calçada, dá flor e frutos 1 vez ao ano.
Essa muda pareçe que caiu do céu, pois não quero uma árvore que faça muita sujeira, que cresça muito e dê flores.
Vç como especialista pode me dizer se procede tais informações?
Se não procede, tem sugestôes?
PS. Que tal a Associação abraças a causa que obrigue todos os cidadãos a plantarem uma árvore em sua calçada? Acho que devemos sugerir isso ao Senado, nos mobilizar – sei lá – pois já que “eles – o governo” nos obrigam a pagar tantos impostos, acho que poderiam nos obrigar a fazer algo que pudesse proteger o meio ambiente e a vidas dos seres humanos.
Por favor não deixe de me responder, tá.
Grata
Lannes Li
Pingback: Importância das árvores na cidade « Tatiana Meyer
Pingback: O absurdo da arborização urbana “anã” « Árvores de São Paulo