Podas destrutivas, navalhadas na casca, estrangulamento do tronco por concreto…vários são os ataques e ameaças às árvores urbanas em nossa Cidade. Mesmo com todo o tipo de mídia propagando intensivamente a questão ambiental nos útimos anos e as implicações diretas na vida da população, ainda existem pessoas que apresentam comportamentos inacreditáveis quando o assunto é árvore. Vejam esses tristes exemplos:
Clique nas fotografias
- Guapuruvu (Schizolobium parahyba) com a fina casca toda pichada com instrumento cortante em trilha no meio da reserva florestal do Pico do Jaraguá.
- Tipuana (Tipuana tipu), remanescente de arborização antiga no bairro da Bela Vista, com a copa destruída por poda.
- Palmeira-real (Palma oleracea) totalmente estrangulada pelo concreto.
- A mesma palmeira vista para o alto com cerca de 15 metros.
Ricardo Henrique Cardim
Oi Ricardo,
Cheguei no seu blog através do da Bi. Gostei muito dele, parabéns pelo trabalho!
Atualmente moro em São Carlos, SP e participo de um projeto chamado Rua Viva que é voltado pra arborização urbana (mais info em http://www.ramuda.org). Sabemos bem como é difícil lidar com a depredação, mas não desistimos… Continuamos sensibilizando e educando a população para que esses fatos tristes diminuam e quem sabe até parem de acontecer algum dia.
Abraços,
AMIGOS
SOU MORADOR DO BAIRRO HIGIENÓPOLIS E FREQUENTEMENTE OBSERVO O VANDALISMO EM NOSSAS ÁRVORES.
PESSOAS SEM NENHUMA FORMAÇÃO, DESTROEM O VERDE SOB A PROTEÇÃO DA PMSP QUE NÃO DISPÕE DE NENHUM ÓRGÃO ESPECIALIZADO PARA RECLAMAÇÕES, POIS O 156 NÃO FUNCIONA.
TENTEI INTERFERIR, NA OCORRÊNCIA DA RUA DONA ANTONIA DE QUEIROZ ESQUINA COM CONSOLAÇÃO E FUI AGREDIDO POR NADA MENOS QUE 12 FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA TRAJETO, A MESMA QUE ACABOU COM AS ARVORES DA RUA ITAMBÉ, DESTRUIU OUTRA, FRENTE A ESCOLA MARINA CINTRA E ASSIM VAI PROCEDENDO, SEM NENHUM CRITÉRIO.
EXISTE UMA TAL RENATA QUE SE INTITULA ENGENHEIRA AGRÔNOMA, MAS NÃO QUIS SE IDENTIFICAR, A MESMA QUE TEM ATUADO EM OUTRAS CHACINAS, COM UMA ESPÉCIE DE REVOLTA CONTRA GALHOS, COMO ELA SE EXPRESSA, QUE NÃO POSSUI QUALIFICAÇÕES PARA DIRIGIR ESTE TIPO DE TRABALHO TÃO MINUCIOSO.
É ISSO QUE TEMOS NA PREFEITURA DE SP, UM CABIDE DE EMPREGOS ONDE PESSOAS DESQUALIFICADAS SE PENDURAM EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIAS DE SOBREVIVÊNCIA E SAEM EM CAMPO, DEVASTANDO A NATUREZA, TAL QUAL É A PRÓPRIA ÍNDOLE.
COM MUITO PESAR
FRANK GENTINA
SÓ COMO CONFIRMAÇÃO.
O NOME DA EMPRESA QUE DIZIMA AS ÁRVORES É TRAJETO.
REALMENTE TEM UM TRAJETO DE DESTRUIÇÃO EM SUA JORNADA.
GRATO PELO QUE PUDEREM FAZER
FRANK
obrigado pelas considerações! caso tenha fotos do ocorrido teremos imenso prazer em publicá-las para que cada vez mais esses fatos sejam combatidos pela população.
att.