Uma história muito disseminada entre as pessoas é o fato de qualquer planta que viva em cima de uma árvore ser um “parasita”, levando a ações destruidoras destes importantes vegetais, principalmente aqueles que não apresentam flores vistosas, causando imensos prejuízos ao equilíbrio ambiental.

Bromélias nativas em tipuana na USP, repare em volta delas um outro tipo de epífita comum no tronco de todas as árvores desta espécie na Cidade, da família das samambaias.
Na biodiversidade tropical, em biomas como a Mata Atlântica, onde a cidade de São paulo está inserida, quase todas as árvores de uma floresta madura apresentam epífitas, plantas herbáceas que apenas usam a árvore como suporte, sem prejudicar e sugar nada, e neste grupo estão as orquídeas, bromélias, aráceas e samambaias. Sua importância no ambiente vai muito além da beleza, sendo bioindicadoras do estado de conservação da floresta, contribuindo, dependendo da espécie, com o fornecimento de recursos alimentares e água à cadeia alimentar e na ciclagem de nutrientes na mata.
Os verdadeiros parasitas de árvores na natureza são muito poucos, sendo o mais comum a erva-de-passarinho e o cipó-chumbo, e nunca as epífitas.
Em 1918, o eminente Botânico Hoehne fez um trabalho de campo sobre as orquídeas dos arredores de São Paulo, e encontrou um grande número de espécies diferentes e novas para a ciência, como a Spiranthes butantanensis Hoehne, batizada com seu nome. Provavelmente, essas espécies não ocorrem mais na Cidade atualmente devido a nossa intensa urbanização.
Ricardo Henrique Cardim
Estou querendo colocar uma Bromélia em uma árvore de umapraça na Vila Madalena. (Isso faz parte Movimento Mão na Praça – no qual eu estou participando)
O que acha da ideia da Bromélia?
E trepadeiras, sem ser a unha de gato, aquelas com folhas maiores, elas protegem o tronco do sol, mas não tenho conhecimento até que ponto a trepadeira pode ajudar a árvore e embelezar uma praça,
Gostaria de saber sua opinião.
Grande abraço!
Ass. Gustavo Queiroz
Link Facebook Mão na Praça: http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001971835540
Olá Gustavo,
as bromélias são muito bem-vindas. Já as trepadeiras como a unha-de-gato não recomendo nas árvores, pois é uma figueira e pode sufoca-la e atrair cupins – melhor planta-la em edificações e muros. Parabéns pela iniciativa!
abraços
Ricardo
Oi Ricardo, fizemos o 2o mutirão na praça e foi genial, levei a bromélia que estava sufocada no vaso com duas mudas, mas não deu tempo de colocar, acabamos focando na relocação de umas mudas existentes e o plantio de umas mudas novas.
Das Trepadeiras: Eu pensei em costela-de-adão, que é bem imponente; o próprio singônio, muito usado pra forração, mas que também consegue subir nos troncos; uma espécie que lembra muito a jibóia, mas tem uma folha bem maior.
Se quiser aparecer no próximo muitrão, será muito bem vindo, para somar conhecimentos e esforços.
Grande abraço
Boa semana!
muito legal a iniciativa! Recomendo espécies de epífitas nativas e obrigado pelo convite!
abraços