Uma fruta paulistana que pouca gente conhece: a cabeludinha (Plinia glomerata)

Nos raros locais em que este interessante arbusto ou arvoreta ainda existe,  ele passa muitas vezes desapercebido quando sem frutos. Porém na época da frutificação, que é agora, em outubro, fica repleto de bolinhas chamativas.

 Com intensa coloração amarelo-ouro, cresce preso aos galhos e troncos como a jabuticaba, que aliás é da mesma família (Myrtaceae), tanto que um dos nomes populares deste frutinho é jabuticaba-amarela. Sua polpa é adocicada e levemente ácida, e seu nome “cabeludinha” se deve a textura aveludada dos frutos e folhas. É planta nativa das matas paulistanas. Nas florestas do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, na zona Sul, ela chega a ser a segunda planta mais presente na mata.

Um dos locais para conhecê-la é o Instituto Butantã, que possui diversos pés antigos perto do casarão da velha fazenda, e o jardim Botânico do Instituto de Biociências da USP.

cabeludinha

cabeludinha cultivada em vaso, onde frutifica fartamente.

 Ricardo Henrique Cardim

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em Árvores de São Paulo, árvores, frutificação, Mata Atlântica, Paisagem e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

40 respostas para Uma fruta paulistana que pouca gente conhece: a cabeludinha (Plinia glomerata)

  1. Cristina disse:

    Tenho uma cabeludinha,que fica em vaso,coloco farinha de osso e torta de mamona,ela fica no quintal, será que ela precisa ser protegida do sol e do vento?,ela toma mais ou menos quatro horas de sol,direto e suas folhas ficam um pouco queimadas no verão.
    Será que devo colocar alguma outra vitamina?Espero que vc possa me ajudar.

    Grata

    Cristina

    • Cristina,

      parece estar tudo correto, mas o melhor seria deixá-la na meia-sombra e não regar excessivamente. Quanto as vitaminas, o melhor é não exagerar, ela não é mto exigente qto ao solo

    • Sadir Josias Saragoça disse:

      Olá Cristina, compartilhando ao seu questinamento, devo dizer aqui no sul, Santa Catarina também temos no quintal um pé de cabeludinha, já está dando fruto ha mais ou menos 3 (tres) anos, este ano está carregado de frutos maduros, ela desenvolveu junto a uma esterqueira, como sou ambientalista, todo resíduo orgânico, como: carpina, casca de futas, folhas secas eu coloco próximo ao pé da cabeludinha, acredito que se vc remover do vaso e plantar na terra, utilizando com frequencia adubo orgânico, ela se desenvolverá melhor. Sadir Josias Saragoça/Itapema SC.

  2. BrUn@ disse:

    eu tenho uma cabeludinha mais não sei como comer oque faço?
    como eu como?

    grata
    BrUn@!!

    • Ricardo Cardim disse:

      Bruna,

      basta levar à boca como uma jabuticaba.

    • Cabeludinha, eu tenho muitos pés na minha chácara. Já tive a oportunidade de comparar com a jabuticaba, comendo uma e outra alternadamente. A jabuticaba perdeu. Em pouco tempo só queria a cabeludinha.

  3. Mitzi Maria disse:

    Ricardo,

    Gostaria de saber onde posso encontrar a fruta, cabeludinha, no mercado varejista de São Paulo. Existe a fruta no cmércio varejista, como por ex. no mercado municipal de São Paulo.

    Atenciosamente,
    Mitzi Maria

    • Ricardo Cardim disse:

      Infelizmente nossas frutas nativas ainda precisam vencer algumas barreiras culturais e comerciais, e não existem à venda. recomendo plantar uma em casa ou no vaso, onde ela vai muito bem e frutifica na meia-sombra. Outra opção é ir ao Butantã provar no pé. boa sorte

      att
      Ricardo

    • Elisa disse:

      O Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, fornece mudas a + ou – cinco reais.
      Fica na Rua Pacheco Leão nº 2040 CEP: 22460-030 No bairro Jardim Botânico. Telefax: (21) 3875-6211.
      Responsável: José Maria Assumpção, e-mail: jmaria@jbrj.gov.br
      Não sei se eles enviam pelo correio. BOA SORTE!!!

    • Carla disse:

      Pomar Virtual http://www.pomarvirtual.com.br.Mudas de 20 cm de altura.Comprei e aprovei!

    • Ricardo disse:

      Eu encontrei em um garden em guarulhos,beirando a dutra e é bem pertinho do shopping internacional de guarulhos por 16,00

  4. Dario Birnie disse:

    Olá , temos uma Jabotigabeira não a amarela e sim da outra especie … porem me pareçe que a arvore morreu ; tem algo que podemos fazer para ela voltar a dar frutos ? A mesma se encontra da seguinte forma: Calhos secos , sem folhas e flores , apareçeu acho que fungos ( parecia ferugem no tronco ) . Tem algo que podemos fazer ?
    Grato pela atenção .

    • Ricardo Cardim disse:

      Dario,

      raspe um pequeno pedaço do tronco dela e veja se ainda está verde e viva. Caso sim, pode todos os galhos afetados, a adube, regue periodicamente e aguarde. consulte um profissional para visitá-la e ver como combater a praga.

      Att

  5. Cecilia disse:

    Meu pai tem sitio em Ibiuna e colhemos muitas mas muitas destas frutas e gostariamos de sabe o que podemos fazer com esta fruta, sucos? bolo? doces? comidas? uma vez que o caroço é muito grande podemos come-lo? por favor nos indique receitas ou sites onde podemos saber mais sobre esta fruta. Obrigada

    • Ricardo Cardim disse:

      Cecilia,

      ela é otima para comer in natura, como jabuticaba, engolindo o caroço, que não faz mal algum.

      att

    • Andre pires disse:

      Cecilia, meu nome é Andre pires sou do sul da Bahia, e preciso de sementes de cabeludinha caso consiga entre em contato comigo por email apirez_14_09@hotmail.com

  6. marcos disse:

    Sou um apaixonado por plantas, tenho duas mudas de cabeludinha plantadas em meu terreno, mas sito que ela está sofrendo muito com o sol. Gostaria de saber se eu posso usar a tela ( de horta) para protege-la do sol?

    • Ricardo Cardim disse:

      Marcos, pode sim, mas melhor seria plantar alguma árvore ao lado dela para sombra. Que tal jabuticabeiras?
      abs

  7. David Kim disse:

    Onde posso encontrar mudas da cabeludinha em São Paulo? Inspirado por seu blog, tenho adquirido várias plantas nativas (araçá, uvaia, pitanga, cambuci, manacá), infelizmente todas em vaso pois moro no segundo andar, e gostaria de obter a cabeludinha também. Quem sabe um dia consigo substituir todas as plantas do meu jardim por nativas?

    • Ricardo Cardim disse:

      Olá David,

      Parabéns por sua iniciativa! Recomendo o Uemura plantas na região do ceagesp, e o próprio ceagesp nas terças e sextas de manhã. Quem dera todos tivessem ações como a sua, a cidade seria muito mais biodiversa e ecologicamente equilibrada.

      abraços

      Ricardo

  8. junior disse:

    amigo, qual o espaçamento para plantio da cabeludinha?

  9. Marcelo B. Bischoff disse:

    Olá Ricardo,

    Temos em casa uma jabuticabeira amarela ela tem 1,30m e bastante espaçosa. Ela estava carregada de frutos, bem doces. Temos várias mudas e todos da vizinhança já tem a árvore em seus quintais. Gostaria de saber quais as vitaminas desta fruta?
    Apesar desta árvore ser nativa da Mata Atlântica de São Paulo, ela se adaptou muito bem aqui no RS.
    Abraços,
    Marcelo

    • Ricardo Cardim disse:

      Olá,

      Marcelo, essa parte eu não sei, recomendo pesquisar em sites de nutrição.

      abraços

    • Marcus Vinicius disse:

      Boa tarde…. estou interessado em umas duas mudas da fruta cabeludinha.. seria possivel a doação… estou em Cachoeirinha/ RS…

  10. mada disse:

    tenho um pé de cabeludinha no meu quintal, é uma delicia! mas amo todas as frutas!

  11. Sadir Josias Saragoça disse:

    com relação a adubação orgânica junto as plantas frutíferas, fique atento quanto ao acúmulo de resíduo orgânica, de tempos em tempos deve haver monitoramento contínuo devido a incidência de roedores (ratos silvestres) combatendo desta forma a contaminação por leptospirose.

  12. Israel - Projeto Plantar Permacultura & Praticas Naturais disse:

    Saudações da Floresta
    Solicito informações sobre possiveis mudas da planta frutifera ”Cabeludinha”
    Estamos desenvolvendo um projeto de recuperação de areas devastadas,iniciando com plantas frutiferas e primarias…
    Contamos com vossa colaboração no sentido de conseguirmos sementes ou mudas a pronto…Desejamos sorte e prosperidade em vossa pesquisas.

    Israel Oliveira
    Diretor de Pesquisas Ambientais do ICAUBF
    icaubf@gmail.com

    Saudações Feflest

    • Josh disse:

      Olá, tudo certo ?
      Não sei se já encontrou quem venda frutos raros ou ainda não. Mas de qualquer forma deixo aqui o contato do vendedor que me ajuda com as mais raras. Seu nome é Luis Bacher http://www.luisbacher.com.br/web/ . Não só um vendedor mas também um consultor genial na área. Um abraço, até a próxima.

  13. Ricardo,
    Tenho um pé, plantado em pleno sol, que já está na idade de produzir frutos (mais de 4 anos de idade). Ele produz muitas flores, mas elas secam e até hoje não consegui colher nenhuma fruta. Aparentemente o pé está saudável porque produz novos brotos e folhas novas também. Você tem ideia do que pode estar acontecendo?

  14. Patricia Barbosa disse:

    boa tarde,
    minha filha ganhou uma muda frutífera que no inicio acreditávamos que se tratava de uma pitangueira, porem quando a plantei em vaso grande e esta começou a brotar novas folhas, tive certeza de que não era pitanga. E todo mundo que via a muda também dizia não ser pitanga, mas ninguém sabe dizer do que é. Hoje decidi pesquisar e acho que se trata de uma cabeludinha mas não tenho certeza. Você poderia me contatar por e-mail para eu te mandar a foto, e me tirar essa grande dúvida?
    Grata Patricia.

  15. Amália Ramalho disse:

    Ricardo, a jabuticaba amarela se adapta aqui no Nordeste?

  16. ola.. gostaria de saber como faço para plantar a jaboticaba amarela se so com as sementes elas nascem

  17. Pietro Chaves Amaral Miralha disse:

    Sou um individuo que acabo de fazer 12 anos,moro em BELÉM DO PARA,por favor poderia me dizer onde ou em qual site posso compra arvores de cabeludinha.

  18. Flavio Vial disse:

    Poste mais coisas.

  19. diogenes disse:

    gostaria muito de saber como fazer pratos e sucos desta fruta magnifica , pois jah procurei e nao acho , muito obrigado.

  20. Marcelo disse:

    Tenho um pe cabiludinha a mais de tres anos ela nunca nem floreceu qunto tempo ela leva para produzir e qua a adupacao devo fazer

  21. vanderlei disse:

    bom dia esta planta começa a dar fruto,quanto tempo de idade

  22. Boa tarde ,tenho um pé de cabeludinha ,Esta bonita e dando frutos só que a maioria dos frutos esta enrugada e com pouco suco ,E No meio do dia bate bastante sol sobre ela .que devo fazer e porque esta enrugada?Obrigada ,Meu Email dina.delnero@hotmail.com

Deixe uma resposta

