O belo ceboleiro do Viveiro Manequinho Lopes

   Antigamente, quando ainda existiam grandes extensões de florestas contínuas no Estado de São Paulo, os agricultores pioneiros ao procurarem terras para plantar, observavam se ocorriam certas espécies de árvores na composição da mata. 

  O motivo é que estas espécies eram consideradas padrão de terra boa para culturas, e o produtor confiava na presença delas para a escolha do terreno acertado e futuras boas colheitas. Uma destas árvores é o ceboleiro (Phytolaca dioica), nativo da Mata Atlântica.  

  Nas derrubadas essas árvores eram geralmente poupadas, pois conferiam um atestado de qualidade para a fazenda, algo como um “ISO” do passado. Muitas fazendas de café do interior do Estado ainda apresentam velhos ceboleiros e paus-de-alho ( Gallesia integrifolia, outra espécie também indicadora) em volta dos casarões e isolados nas plantações, testemunhando essa época de desmates. 

 Um aspecto de grande beleza no ceboleiro é a base do tronco que ocupa grande extensão no indivíduo adulto, algo como um assoalho de raízes, como a árvore da fotografia, um belo exemplar cultivado no Viveiro Manequinho Lopes no Ibirapuera, zona sul da Cidade. Essa curiosa e histórica espécie vale uma visita ao Parque para toda a família.

O ceboleiro, provavelmente nativo da Cidade, pode e deve ser plantada em locais amplos, como praças sem construções perto de suas raízes, podendo se tornar no futuro mais um belo “monumento vegetal” da metrópole, além de atrair e alimentar os pássaros com seus frutos.

Ricardo Henrique Cardim

Anúncios

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em Árvores de São Paulo, árvores, fotografia árvores, Mata Atlântica, meio ambiente, Paisagem e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para O belo ceboleiro do Viveiro Manequinho Lopes

  1. Marcia Maria Conishi disse:

    Gostaria de saber, se vocês aceitam voluntários no viveiro (animais silvestres)?

  2. Regina Marques disse:

    Bom dia.

    Gostaria de saber o telefone para obter informações sobre curso de paisagismo no Manequinho.

    Antecipadamente agradeço,

    Regina

  3. Pedro disse:

    Olá Ricardo,chamo-me Pedro,colecciono árvores tropicais,¿sabes onde posso conseguir mudas de Bertholletia Excelsa?, castanha-do-pará,e Amherstia nobilis árvore das orquideas, e Brownea grandiceps,manda um correio eletronico, Agradece.

  4. Pedro disse:

    Olá Brasil,chamo-me Pedro,colecciono árvores tropicais,¿sabes onde posso conseguir mudas de Bertholletia Excelsa?, castanha-do-pará,e Amherstia nobilis árvore das orquideas, e Brownea grandiceps,manda um correio eletronico, Agradece.
    xpagan@terra.es

  5. Pingback: “Veteranas de Guerra”: As árvores que resistiram à urbanização da cidade - Pensamento Verde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s