Fatos infelizmente ainda típicos da cidade de São Paulo. Demoliu-se uma residência para fazer mais um estacionamento, e ficou uma mangueira (Mangifera indica) solitária, talvez por algum apreço preservacionista do proprietário ou pela sombra mesmo.
Interessante é notar o preciso trabalho de cobertura do solo em volta do tronco, no capricho mesmo, sem deixar um milímetro sequer de terra exposta, quase uma obra de arte.
Se a árvore sobreviver, mesmo sem nenhuma aeração do solo, água da chuva e matéria orgânica para alimentá-la, buscará água do lençol freático (caso esteja perto) e em breve esse asfalto certamente cederá pelas raízes ou crescimento em espessura do tronco, acabando com tão “bela” arte.
Ricardo Henrique Cardim
Boa tarde,
meu nome é Rosa Santos e sou professora da rede Pública Estadual, gostei muito dos textos sobre as árvores da cidade, estão bem didáticos. Já imprimi alguns e repassei aos meus alunos. Gostaria inclusive de participar da associação, seria possível?
att.
Muito interessante! Estamos em um momento em que precisamos preservar e valorizar nossas árvores! Parabéns pela atitude!
nossa! que bizarro isso!
pelo menos a arvore ainda nao morreu!
precisas tirar uma foto daqui perto de casa,
onde fizeram anel de malpigui num lindo guapuruvu que agora morre lentamente…..
beijo
da hora tudo…
sândalo
Parabéns Ricardo pela idéia e iniciativa . Estamos mesmo precisando olhar com mais cuidado para nossa vegetação. Conhecer as espécies, suas características e necessidades poderiam ajudar a conservar nossa bio diversidade e evitar que novas árvores fossem plantadas de modo inadequado como o mostrado na foto.
Concordo com o seu conceito
em recuperação, sendo
acredito eu, uma mão de obra
maior do que uma
substituição
do mesmo. Qual o custo da
diferença caso eu precise
desse
tipo de serviço. Vou precisar
de algum tipo de autorização
pra poder substitui-la.
Aguardo sua resposta e muito
obrigado.
William,
vc precisa substituir uma árvore?
att