Inspirada pelo artigo “Onde estão os pinheiros do bairro de Pinheiros?”, publicado por Ricardo neste blog, eu pergunto: “e os cambucis do bairro do Cambuci?”. Alguns dizem que não existem mais exemplares dessa espécie no bairro, mas li na internet que alguns moradores e empresas têm organizado mutirões de plantio desta árvore símbolo.
Antigamente esta árvore nativa da mata atlântica, atualmente ameaçada de extinção, era muito freqüente principalmente nas redondezas deste bairro que foi um dos primeiros a ter registro oficial na cidade. Foi explorada principalmente para utilização de sua madeira na fabricação de ferramentas e devido ao desmatamento em conseqüencia do crescimento da própria cidade.
Campomanesia phaea (O. Berg) Landrum é seu nome científico, pertencente a família Myrtaceae. Ocorre na Floresta Ombrófila Densa, em São Paulo e Minas Gerais na vertente da Serra do Mar. Seu porte é de aproximadamente 8 m, com folhas simples, semidecíduas e fruto (que eu acho muito interessante e peculiar) verde amarelado de formato que lembra um “disco-voador” (rsrsr) ou um pote de água utilizado pelo índios. Esse último justifica a origem do nome da árvore em tupi-guarani que significa pote de água. Com um perfume intenso e adocicado, os pássaros adoram saboreá-lo, assim como nós humanos in natura e também em forma de geléias, sucos, licores, etc. A floração ocorre de Agosto a Novembro.
Repito aqui a sugestão de Gil Felippe no livro “Frutas – sabor a primeira dentada”. Vamos criar demanda de consumo da fruta Cambuci nos mercados! Dessa forma teremos a disseminação das sementes e a re-valorização da espécie!
Podemos encontrar exemplares de Cambuci no Jardim Botânico de São Paulo. Não percam a oportunidade de fazer esse passeio e conhecer espécies tão interessantes e historicamente importantes como essa!
Encontrei muitas informações sobre o bairro do Cambuci e sua história na internet. Vejam no site do Banco de Dados da Folha
Também achei muito interessante o Festival do Cambuci que acontece todos os anos em Paranapiacaba. Este ano ele já aconteceu em Abril, mas com certeza é um ótimo programa para os próximos anos!
——————-
por Juliana Gatti Pereira do Árvores Vivas
Pingback: Como identificar o Cambuci « Árvores de São Paulo
Boa Tarde!
Gostaria de saber a altura que pode atingir uma Cambuci e também a forma de sua copa?
Obrigado
Boa tarde!
normalmente uns 4 m-5 metros de altura e copa redonda, ideal para ruas com fios baixos e calçadas estreitas.
Gostei muito de conhecer a arvore de cambuci,e gostariadeconseguir uma muda ou seente para plantar em meu quintal.Se alguem quizer dar-me uma muda ou sementes ,podseria enviar-me no seguinte endereço:waldemar silva ferreira,Rua Raimundo Teixeira Barbosa, 155 – CEP 35700-429, Sete Lagoas,MG,Obrigado.
Olá pessoal, boa Tarde.
Gostaria de conhecer a semente de cambucí. Meu CEP é 48020 580
Rivaldo
Oi pessoal,
Gostaria de receber umas sementes de cambuci. Se quiserem, podem me enviar para o CEP 48020-580 Alagoinhas/BA
Eu agradeceria muinto.
Rivaldo
gostaria de comprar umas 20 sementes da fruta cambuci, como faço
Olá, é possivel cultivar cambuci no Norte? Sou de Manaus-AM e quero plantar uns pés desse fruto no quintal. Posso receber semente no end. Av. Rio Mar, 614 – Cj Vieralves,Manaus-Am,CEP 69053-180