Árvores de São Paulo: o pau-cigarra em floração

 

árvores de são paulo - foto de Ricardo Cardim - direitos reservados -

Árvore que chama atenção pela forte coloração amarela de sua floração, o pau-cigarra (Senna multijuga) se destaca nas matas paulistanas nesse começo de outono. Na Serra do Mar, divide o colorido com os manacás-da-serra (Tibouchina mutabilis), criando paisagens amarelas, brancas e roxas. Na Serra da Cantareira, onde foram tiradas essas fotos, aparece geralmente sozinho pontilhando as matas.

??????????

 

O pau-cigarra é uma árvore pioneira típica das florestas secundárias e capoeiras, aquelas que sofreram alterações significativas, e servem de “termômetro” para observarmos como a maioria da Mata Atlântica paulistana é formada por florestas assim, ainda muito jovens e que estão se recuperando de desmatamentos ocorridos até o século passado por causa da agropecuária, extração de lenha e carvão.

??????????

Também é uma espécie ótima para arborização de ruas estreitas e com fiação elétrica acima, crescendo muito rápido e produzindo alimento para a fauna com suas flores.

Ricardo Cardim

Sobre Ricardo Cardim

Paisagista e Botânico www.cardimpaisagismo.com.br www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em arborização urbana, Árvores de São Paulo, árvore urbana, árvores, árvores brasileiras, árvores floridas, árvores ornamentais, Biodiversidade paulistana, meio ambiente, meio ambiente urbano, meio ambiente urbano em São Paulo, paisagismo, paisagismo sustentável, sustentabilidade urbana e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Árvores de São Paulo: o pau-cigarra em floração

  1. Sergeant, James [IA] disse:

    Ricardo,

    Obrigado. Este fim de semana fui a Ubatuba e fiquei impressionado com a beleza do pau-cigarra, as manacás da serra e muitas quaresmeiras, que apesar de serem mais típicas da mata atlântica de Minas e Rio, estão a todo vapor. Queria muito saber o nome do pau-cigarra e fico contente que não é uma cássia.

    Queria te contar de uma árvore com flores roxas na Av. Paulista equina da Eugênio Joaquim de Lima. É pequena e as flores são muito bonitas. Nunca vi esta árvore antes, pelo menos não em floração. Você poderia, por favor, investiga-la? Vale a pena ver. Espero que seja nativa, mas na Paulista é difícil.

    Força para você.

    Abraços,
    James
    (011) 4186-0749

  2. Riciane Pombo disse:

    Lindo! Parabéns pela divulgação dessa beleza!

  3. Mirna Pinheiro disse:

    Ricardo, boa tarde! Vc teria uma imagem com detalhes das folhas do pau-cigarra? Obrigada!

  4. Robeato disse:

    Só por curiosidade, seriam essas flores comestíveis também para humanos?

  5. Divina Donizeti Marques disse:

    Ricardo, parabéns pela inciativa. Em São Paulo temos árvores belíssimas, adoro admirá-las. . Por favor preciso de orientação quanto a plantio de árvores nativas, às margens do rio Torto, na cidade de Itanhaém. Eu e meu marido gostaríamos de cuidar um pouco das margens desse rio. Se puder ajudar-nos, agradecemos muito.

Deixe um comentário