A jabuticabeira “abraçada” da Casa Bandeirista do Butantã

 

O bosque que rodeia a histórica Casa do Butantã, na Zona Oeste de São Paulo, conserva árvores raras e interessantes da cidade. Um exemplo são as antigas jabuticabeiras, sobreviventes de um tempo em que o bairro do Butantã ainda era rural e o Rio Pinheiros passava em frente ao casarão, e não nos fundos como atualmente.

Em uma delas ocorre uma cena comum na Mata Atlântica – o “abraço” de uma figueira-brava que cresceu apoiando nela (casca mais escura na foto). Algumas espécies de figueiras nativas costumam ser epífitas na sua juventude, e como bromélias e orquídeas, crescem sobre as árvores, em forquilhas com alguma matéria orgânica e umidade. Depois de um tempo, suas raízes alcançam o solo e então se transformam em árvores sobre a coitada que recebeu suas sementes da avifauna.

Nas árvores – que crescem lateralmente em espessura – esse “abraço” pode ser fatal se atingir toda a circunferência do tronco, mas nas palmeiras isso não ocorre devido ao tipo de crescimento dessas plantas, e ambas podem viver juntas por décadas. Importante lembrar que essas figueiras não são parasitas e não fazem mal ao meio ambiente, são árvores belíssimas e que deveriam ser mais plantadas nas praças e parques.

Vista geral das duas árvores se apoiando.

Vista geral das duas árvores se apoiando.

Flores da velha jabuticabeira.

Flores da velha jabuticabeira.

Ricardo Cardim

 

About these ads

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em amigos das árvores de São Paulo, Árvores de São Paulo, Árvores históricas de São Paulo, árvores frutíferas, árvores nativas, Mata Atlântica e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para A jabuticabeira “abraçada” da Casa Bandeirista do Butantã

  1. com fotos, árvores, também e sobretudo com um olhar de “olhos de ver” …. a poesia se faz presente ………

  2. Kauê Fakri disse:

    Nossa, nunca tinha visto isso. Muito interessante! É incrível com a flora é variada e perfeitamente equilibrada.

  3. ainda sobrevivem algumas jabuticabeiras em torna da antiga Penitenciaria de São Paulo. São muito antigas. Vocês já viram?

  4. marcia disse:

    oi Ricardo. adorei a foto. Gostaria de ver mais fotos de jabuticabeiras em Sao Paulo. vc tem ideia o porque a prefeitura tem preferencia por plantar amoreiras e nao mirtaceas como as jabuticabeiras?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s