Novas calçadas verdes em São Paulo

Uma solução simples e de enorme potencial para melhorar a qualidade de vida dos pedestres e da cidade está sendo realizada desde o ano passado nas avenidas Santo Amaro e João Dias, na Zona Sul – a conversão das antigas calçadas em passeios verdes e acessíveis. 

Com a remoção de milhares de metros de concreto, ladrilhos, pisos irregulares e completamente impermeáveis, a Prefeitura ajuda a combater as enchentes e ainda diminui o trânsito facilitando trajetos à pé, além de incrementar a vegetação em avenidas poluídas e áridas. 

Nas tempestades da semana passada era fácil observar uma menor quantidade de poças de água onde essas calçadas já tinham sido implantadas na Av. Santo Amaro em comparação com outros trechos, resultando na diminuição das enxurradas para as partes inundáveis da região.

O pequeno custo frente aos enormes benefícios obtidos, mostram que projetos como esse devem ser replicados por toda a cidade. Segundo a Secretaria do Verde e Meio Ambiente do Município (SVMA), desde 2008  são exigidas calçadas verdes em todas as obras públicas e privadas licenciadas pelo Orgão.

Nossa sugestão é o plantio de árvores nativas paulistanas de diversos portes nesses novos espaços verdes das calçadas, desde pitangueiras, cabeludinhas e cambucis em locais estreitos até árvores grandes como copaíbas e jacarandás em espaços maiores. A metrópole agradece.

Calçada na Avenida João Dias antes da remodelação - completamente impermeável e sem nenhuma vegetação - um convite as ilhas de calor e enchentes, além de afugentar pedestres.

Depois de arrebentado o concreto, surge a terra que não vê a luz do sol e "respira" há mais de 50 anos.

Novo e retilíneo traçado, com espaços permeáveis.

Uma bela e sustentável paisagem na poluída João Dias - agora só faltam mais árvores.

Outra boa novidade é que algumas construtoras estão instalando calçadas verdes em seus lançamentos, como este na Chácara Santo Antônio (antigo bairro industrial). Repare na diferença com a calçada do lado esquerdo. Mas o direito também poderia ter mais árvores.

 

Ricardo Cardim
 
About these ads

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em amigos das árvores de São Paulo, meio ambiente urbano, ruas arborizadas, sustentabilidade urbana, tempestades de verão e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

14 respostas para Novas calçadas verdes em São Paulo

  1. Adelina disse:

    paisagistico e revitalizante p/ a região a ideia desse calçamento. Em minha modesta opinião, ficou muito bom!

  2. MIRTES disse:

    Olá!
    tenho visto essas calçadas serem feitas tambem no meu bairro, Cambuci.
    Em algumas calçadas plantaram grama, em outras, grama amendoim, que já se espalhou por todo lado e está sendo pisoteada..E outras tantas ruas ainda estão na terra mesmo..mas já é uma ótima iniciativa!

    • Ricardo Cardim disse:

      Sim, e o importante é as pessoas começarem a perceber como essas calçadas resolvem uma série de problemas do cortidiano delas, desde a saúde até o trânsito, para todos cuidarem melhor delas. Obrigado pelo comentário.

      Abs

  3. dalva disse:

    Estas idéias simples e geniais deviam vingar, ultrapassando de uma administração para outra. Abaixo o engavetamento de idéias!

    • Ricardo Cardim disse:

      continuidade é fundamental em um assunto tão sério como meio ambiente na maior metrópole brasileira. Obrigado Dalva!
      abraços

  4. Leda Lucas disse:

    Obrigada por postar notícia tão boa para todos nós moradores desta megalópole.
    Com tantos problemas e soluções.
    Abraço.
    Leda

    • Ricardo Cardim disse:

      é realmente um alívio ver “brotar” o verde no insistente cinza paulistano!
      abraços

  5. Gustavo Moreira disse:

    Tenho visto essa atitude na zona leste de SP também por parte da prefeitura e por construtoras, conforme mencionado na matéria. Ótima notícia.

    • Ricardo Cardim disse:

      É realmente uma novidade que pode melhorar muito a vida na metrópole nos próximos anos… menos enchentes, poluição do ar, calor, fuligem e poeiras, trânsito, barulho e também ganhamos maior umidade do ar e biodiversidade urbana.
      Abraços
      Ricardo

  6. Caca disse:

    bela percepção Ricardo, também temos que aplaudir as boas ações. Imaginem então se tirassem os postes???? a cidade seria civilizada!

  7. Tony disse:

    Será que nunca foi apresentado projeto que dá descontos no IPTU de quem, por exemplo, constroe e/ou mantém calçada verde ou mesmo planta uma árvore na calçada ou até no interior do quintal? Será? è tão singela a idéia que não creio que nunca tenha sido pleiteada… obs.: sou absolutamente leigo nesse assunto.

    • Ricardo Cardim disse:

      Tony,
      pior é que já foi! mas e para convencer de ganharem menos impostos? um dia a gente chega lá…

      abs

  8. Pingback: Blog Zazcar » Blog Archive » A solução para as calçadas de São Paulo

  9. Paulo disse:

    Demorou demais para que as calçadas verdes pegassem de vez em SP! (Antes, era privilégio de alguns bairros nobres)
    No Sul é algo bastante comum à décadas… Mas que bom que finalmente enxergaram o óbvio benefício que elas trazem inclusive esteticamente numa “selva de pedra” como São Paulo, e que facilita até o plantio de árvores!
    Parabenizo àqueles profissionais do serviço público que tem feito este esforço em prol do meio ambiente, bem como pessoas como você Ricardo, que se empenham em cobrar do Poder Público, medidas como esta!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s