Árvore de Natal – de plástico?

 

Insustentável

As crianças urbanas tem cada vez menos contato com o mundo natural, e a invasão natalina dos pinheiros de plásticos chineses pioram ainda mais essa desconexão. Além de poluir o planeta de diversas formas para produzí-los, não passam de pedaços de plástico inodoros e insossos enfeitados. 

Por que não dar às crianças a chance de um Natal mais orgânico? Aprenderem que a essência da tradição não é somente o símbolo da árvore natalina, mas outra vida dividindo esses dias mágicos da infância?  Pode ser o tradicional pinheirinho no vaso, com seu agradável perfume típico e inúmeros galhos para enfeitar.

Mas muito mais conectado é comprar uma jabuticabeira, pitangueira, uvaia ou outra frutífera nativa em vaso e enfeitá-la como uma árvore de Natal bem brasileira e sustentável. E tem grandes vantagens – depois das Festas pode ser plantada no quintal, condomínio ou calçada – tornando-se uma lembrança viva que crescerá junto as crianças.

E a cidade e o planeta também ganham um presente de Natal: mais qualidade de vida, biodiversidade e equilíbrio ecológico.

pinheiros naturais à venda em São Paulo

Jabuticabeira no vaso - presente para toda a cidade.

Ricardo Cardim

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em amigos das árvores de São Paulo, Árvores de São Paulo, árvores e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Árvore de Natal – de plástico?

  1. dalva disse:

    Pequenas ideias, grandes negócios! Seria uma dádiva para a cidade e seus pássaros…

  2. Edna Godoi disse:

    Eu já falei pros meus filhos: quando construirmos a nossa casa, a árvore de Natal será natural, e de preferência nativa. Aliás no meu quintal em Cotia, vai ter só árvores nativas, é um sonho antigo…..

  3. Júlia disse:

    comprei uma pitangueira e meus filhos já a enfeitaram toda!;)
    Ju

    • Ricardo Cardim disse:

      legal Júlia! O ano vai começar então com mais uma pitangueira na cidade… abs

  4. Eu comprei uma Tuia Holandesa, mas não sei, ela morreu. Eu cuidada dela como se fosse minha filha sabe, mas secou toda!! Acho que talvez seja porque moro ao lado da pista e vem muita poluição pra cá. Ano que vem eu vou ter que comprar uma de plastico mesmo.. só se eu me mudar daqui, aí eu compro outra Tuia :)

Deixe um comentário

