Urucum nas ruas paulistanas

  

Arbusto nativo da região amazônica, o urucum (Bixa orellana) participa amplamente da alimentação brasileira. A origem do seu nome “ru-ku” em tupi  “vermelho ” explica o seu uso mais difundido – de colorir alimentos – da salsicha ao sorvete.

É relativamente comum encontrarmos essa planta ornamental nas calçadas da Cidade, quase sempre plantados pela população que o aprecia também pelas propriedades medicinais, e faz da rua o seu “quintal” para cultivá-lo.

As populações indígenas se encarregaram de espalhar por diversas regiões do País suas mudas e sementes, que eram levadas acompanhando os movimentos migratórios, sendo hoje  espontâneo em vários locais do Sudeste.

Nas fotos, alguns exemplares plantados no Parque Villa Lobos , onde devido a uma poda de condução, tomou um formato de árvore.

 

 

Ricardo Cardim

About these ads

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em Árvores de São Paulo, árvores, frutificação, Parque Villa-Lobos e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Urucum nas ruas paulistanas

  1. dalva disse:

    Bacana, Ricardo. Com certeza muita gente nunca viu um pé de urucum – bastante comum no interior e utilizado nas cozinhas para dar uma corzinha à comida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s