Pau-ferro, um paulistano por adoção

pau-ferro com sua forma e tronco típicos.

A árvore mais elegante da arborização paulistana – essa pode ser uma boa definição para o pau-ferro (Caesalpinia ferrea).  Seu tronco descamante e malhado é facilmente identificado mesmo por aqueles que pouco conhecem árvores. Longeva, existem exemplares enormes na cidade de São Paulo, principalmente no bairros mais antigos, como o Jardim América.

Sua copa vista de baixo.

Embora seja uma das “caras” da metrópole, ela é na verdade uma “emigrada” de terras mais ao norte, da Mata Atlântica a partir do Rio de Janeiro, não sendo nativa de nossas florestas. Os paus-ferro do Parque Trianon, por exemplo, mesmo parecendo nativos foram plantados há mais de cem anos.

Muito cultivada desde o começo do século XX, suas  mudas ainda são amplamente encontradas em projetos paisagísticos e de arborização de ruas, onde se presta muito bem, graças a enorme copa que fornece muitos  serviços ambientais para todos os paulistanos.

pau-ferro centenário no Parque da Água Branca, zona oeste.

Seu nome é devido a dureza da madeira, com o cerne de cor castanho bem escuro, quase preto. De tão forte, nas tempestades de verão é difícil ver a queda de galhos grandes da espécie.

É parente muito próxima do pau-brasil (Caesalpinia echinata).

Ricardo Cardim

 

About these ads

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em amigos das árvores de São Paulo, Árvores de São Paulo, árvore urbana, árvores, guia de árvores e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

10 respostas para Pau-ferro, um paulistano por adoção

  1. Tereza Kawall disse:

    Oi CArdim, sou encantada com o pau-ferro; é linda, sempre!
    Grata pelo post,
    um beijo
    Tereza

  2. dalva disse:

    Preciso tanto revisitar o Parque da Água Branca! Há mais de 30 anos que não vou lá… É muito lindo, pertinho da gente, um sobrevivente também.

  3. Eduardo Siqueira disse:

    Ola Ricardo : concordo ! O Caesalpinia ferrea nao `e nativo , ainda que a literatura botanica coloque a sua area entre o Piaui e o estado de Sao Paulo , a distribuicao das especies na natureza `e `imprevisivel’ .Tenho certas duvidas que pesquisas historicas podem esclarecer mas, gostaria de saber sua opiniao , por favor .Os CEDROS e um JEQUITIBA BRANCO adulto e bem alto ,ambos do PARQUE DA AGUA BRANCA sao cultivados pelo Homem ou foram ‘plantados’ pela mae natureza ? E os Cedros do Parque da Luz ? E os JATOBAS ( Hymenaea courbaril ) do PARQUE DA INDEPENDENCIA ? Certas especies ,como a PAINEIRA ,foram tao cultivadas e a tanto tempo que nao ha um consenso sobre suas verdadeiras areas de ocorrencia…

    • Ricardo Cardim disse:

      Olá Eduardo,

      Na Agua Branca acredito serem plantados, ali eram os “campos de perdizes” e várzeas. No pq da luz e independencia tb plantados. A paineira não acredito que fosse nativa da cidade, talvez ocorresse raramente e mais perto do interior.

  4. Belíssima árvore, excelente trabalho do Ricardo. Tenho feito fotos de árvores urbanas, mas não sou experiente ao ponto de identificar sua espécie, mas creio que essa seja um Pau Ferro: http://www.panoramio.com/photo/37479924

    • Ricardo Cardim disse:

      Olá Reinaldo,

      sim, é um pau-ferro. Obrigado pela força,

      abs

  5. veronica melenchon alves disse:

    gostaria de ver esta árvore pau_ferro no entorno da nossa escola, já estou imaginando o local para ela ser feliz aqui em
    Guaianazes.

  6. Denise disse:

    Me encanto com arvores, mas não conheço. Admiro as arvores da av. Nazaré, portanto gostaria de saber o nome delas. Percebo que as folhas são bem parecidas, mas os caules muito diferentes, um é acincentado com manchas esbranquicadas e liso, outro a casca é rugosa..Poderia me informar os nomes? Muito obrigada.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s