São Paulo mais quente e chuvosa neste século

 

O jornal “o Estado de São Paulo” de hoje apresentou um estudo  de diversas universidades e centros de pesquisas brasileiros (INPE, USP, UNICAMP e UNESP) relatando que a região metropolitana de São Paulo terá um aumento médio de temperatura entre 2°C e 3°C neste século. Projeções indicam que a mancha urbana deverá ser o dobro da atual em 2030.

De onde virá o espaço para essa expansão não restam dúvidas. Será de áreas ainda com vegetação do cinturão verde da metrópole, hoje ameaçados pela favelização, bairros informais e obras como o rodoanel. Somado à falta de arborização e áreas verdes dentro da malha urbana, São Paulo tende a piorar drasticamente a sua já prejudicada qualidade de vida.

O estudo também mostra que a urbanização com o aquecimento aumentarão as chuvas e enchentes. Uma solução óbvia para esse problema é mais vegetação dentro da cidade, sejam árvores nas calçadas, parques, praças e reservas ambientais, como soluções modernas nas áreas construídas – os telhados verdes.

A vegetação urbana é a solução para os males causados pelo aquecimento global em São Paulo.  Ela retém as águas das chuvas e alimentam o lençol freático, minimizam diversos tipos de poluição, diminuem a temperatura, embelezam e ainda reequilibram o meio ambiente, principalmente se forem usadas espécies nativas do local.

A metrópole paulistana precisa começar a ser verde, seja pela população ou por força de lei, para sobreviver no futuro próximo.

Ricardo Cardim

About these ads

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em aquecimento global em São Paulo, arborização urbana, árvore urbana, destruição do verde em São Paulo e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para São Paulo mais quente e chuvosa neste século

  1. Adalberto disse:

    Caro Cardim, bom dia!

    Gostaria de saber como posso fazer parte voluntariamente desse tão nobre projeto, eu ja tive uma experiencia com esse tipo de trabalho ha alguns anos no SOS Mata Atlantica, e algumas atividades pelo Greenpeace de concientização da comunidade.
    Fico no aguardo de uma resposta!
    Grato…


    Adalberto

  2. Eu amo muito São Paulo, precisamos pensar em ações.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s