Como podar a árvore corretamente?

Uma das principais questões sobre a poda de árvores com o menor prejuízo possível para a planta é o tempo, a hora certa de realizá-la – quando os galhos são novos. Como foi apresentado no artigo anterior, muitas árvores na cidade de São Paulo foram comprometidas em sua sanidade devido a podas de galhos grandes, não deixando condições para a árvore cicatrizar  sem antes sofrer invasão de inimigos.

A melhor poda é a de formação, para condicionar o desenvolvimento da planta e sua adaptação à condição urbana. Ela deve ser feita quando os galhos apresentam diâmetro ainda suficientes para serem cortados com uma tesoura de poda afiada, ou seja, jovens. Nesse caso, a árvore cicatriza o ferimento rapidamente, e continua saudável. E a época adequada é quando a planta está no seu repouso, que varia conforme a espécie. Abaixo algumas fotografias para ilustrar.

Poda com instrumento e diâmetro de galho adequado - poda de formação.

Remanescente preservando as estruturas abaixo da secção intactas. Será rapidamente fechado pela árvore e não representará problemas futuros.

Remanescente preservando as estruturas abaixo da secção intactas. Será rapidamente fechado pela árvore e não representará problemas futuros.

Com as podas na época e tamanho corretos, a árvore cresce conforme planejado e pode desempenhar suas funções na cidade sem  sofrer grandes mutilações futuras, economizando tempo, dinheiro e prevenindo acidentes. Para isso precisa existir uma manutenção periódica das plantas pós-plantio, o que não é difícil, já que um técnico munido de tesoura de poda pode realizar o serviço rapidamente.

Muitas espécies quando plantadas a pleno sol emitem muitos galhos, tomando a forma de arbustos, um formato inadequado para árvores urbanas.

Após menos de um minuto de trabalho com a tesoura de poda, a árvore apresenta um formato adequado, com tronco livre e copa formada.

Para saber mais sobre o assunto, sugiro consultar o Manual Técnico de Poda de Árvores da SVMA – SP. Clique no link seguinte- Manual Técnico de Poda de Árvores – SVMA – SP

Ricardo Henrique Cardim

About these ads

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em árvore urbana, podas de árvores e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

10 respostas para Como podar a árvore corretamente?

  1. dalva disse:

    Parece simples…tomara os podadores leiam isto! Parabéns.

  2. Janilson disse:

    Ricardo,

    valeu as dicas! preciso podar várias árvores novas em minha casa e me ajudou bsatante…

  3. Lucinda disse:

    Bom dia,

    adoro sua revista (blog) de árvores, e sempre tem novidade

    bjos

    Lucinda

  4. Pingback: Tweets that mention Como podar a árvore corretamente? « Árvores de São Paulo -- Topsy.com

  5. Livio disse:

    Ricardo,

    Infelizmente, o Link “- Manual Técnico de Poda de Árvores – SVMA – SP” está com defeito…

    Existe algum outro local que recomende?

    • Ricardo Cardim disse:

      Olá Livio, vou dar uma olhada…enquanto isso procure no google que tem por lá. abs

  6. vanessa disse:

    acabei de adquirir uma sibipiruna e gostaria de poda-la para que seu caule ficasse baixo e seus galhos ficassem baixos tambem para facilitar o acesso das crianças á arvore poderia me ajudar, me indicando um jeito de faze-lo.

  7. Julio cezar disse:

    Qual a melhor forma da poda ?

  8. Milzo Prado disse:

    Olá Ricardo! Preciso da sua orientação novamente: plantei uma embaúba no quintal de casa, aqui no bairro do Ipiranga. Ocorre que ela se deu muito bem e em 3 anos está gigante. Ultrapassou os altos muros e abriu as suas copas para cima dos vizinhos. É linda, mas está incomodando os vizinhos. Semanalmente, peço licença a um deles e mando os meus filhos subirem nos telhados para remover as folhas e frutos secos. Os vizinhos são pacientes, mas pediram para podar os galhos mais longos. A princípio parece fácil, com a ajuda de um andaime, serrarei os galhos de baixo (que são os mais longos), assim, diminuirei a base da “pirâmide”. Meu receio é causar um desequilíbrio no indivíduo e perdê-lo. Por favor, me oriente sobre a correta poda da embaúba. O ideal seria não podá-la. Mas do jeito que ela está, a poda pode evitar uma situação limite onde eu tenha que arrancá-la. É muito difícil manter árvores em São Paulo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s