Árvores do Rio de Janeiro 2 – as palmeiras de Burle Marx

Fato comemorado e amplamente divulgado foi a floração das palmeiras talipot (Corypha umbraculifera) no Aterro do Flamengo em novembro último. Quando Burle Marx as plantou em 1965, sabia que dificilmente veria as palmeiras florindo, já que isso ocorre somente uma vez, entre os 40 e 80 anos de idade. Depois do esplendor e liberação dos frutos, a palmeira morre.

Burle Marx, grande defensor da flora brasileira e importante agente de mudanças no paisagismo, criou no parque do Aterro do Flamengo uma composição harmônica com espécies singulares e inusitadas, que hoje encantam quem gosta de verde. As palmeiras talipot são um exemplo. O tamanho dela e sua floração são impressionantes, alcança tranquilamente os 20 metros de altura e um metro de diâmetro de tronco, para comparar parece a altura de um eucalipto adulto. Dá para ver de muito longe.

Note as pessoas ao pé da palmeira em comparação com o tamanho da floração

Originária do Sri Lanka, na Ásia, o renomado paisagista a plantou em vários locais do Aterro, e na verdade, é a segunda vez que ocorrem florações da espécie ali. A existente no Jardim Botânico do Rio morreu há alguns anos atrás e hoje permanece ainda em pé, seca. Quando estive em 2004 no Flamengo visitando-as, coletei vários frutos de algumas palmeiras frutificadas e que hoje já foram cortadas e substituídas por outras. As sementes germinaram bem, mas já em São Paulo o vizinho de cima de meu apartamento lavou a varanda e infelizmente as matou com (penso) desinfetante. Pena. Mas daqui a algum tempo haverá nova chance.

Ricardo Henrique Cardim

About these ads

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em árvores e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

10 respostas para Árvores do Rio de Janeiro 2 – as palmeiras de Burle Marx

  1. Leda Lucas disse:

    Ricardo!

    Obrigada por compartilhar este acontecimento. Você sabe se as palmeiras estão floridas?
    Leda

    • Ricardo Cardim disse:

      Olá Leda,

      imagine, é um prazer! elas estão sim, tirei as fotos essa semana.

      abraços

  2. dalva disse:

    Plantar, mesmo sabendo que não vai ver os frutos: aí está a prova máxima da boa qualidade do ser humano. Me lembrou duma estorinha que li na infância, dum velhinho que semeava maçãs pelos caminhos que percorria. Lindas palmeiras!

  3. Gabriel disse:

    Boa tarde Ricardo.

    Você sabe me dizer se todas as palmeiras estão floridas e eu só poderei vê-las floridas entre daqui 40 e 80 anos, ou se têm algumas que poderão florir dentro de apenas alguns anos?

    Gabriel

  4. aparecido antonio teixeira disse:

    eng.agr. apaixonado pelas orquideas li num dia qualquer em um livro qualquer que o ser humano ingenuamente acredita que as belezas encontrada nas flores das orquideas, palmeiras etc.tem como único objetivo a reprodução de sementes para perpetuarem a especie e naõ para o deleite de nossos olhos.Acredito que esta é uma maneira especial de Deus se mostrar presente. Acredito que hoje existe técnicas para que façãmos esta maravilha aconteceer em menor tempo.

  5. ola RICARDO CARDIM eu jesus manuel alonso gerez pesquiso palmeiras em geral e a famosa talipoti gostaria que voce me comunicase assim que tiver uma nova florada da palmeira corypha umbraculifera talipot para eu ir ate o rio de janeiro e coletar sementes desta majestosa senhora

  6. Eunice S.Mourão Morais disse:

    Eu tenho um coco há mais ou menos 20 anos ; só depois de alguns tempo fiquei sabendo que era de uma palmeira rara que só da coco uma vez e morre. Gostaria de saber o nome dessa palmeira.
    O seu coco é bonito e o cacho muito interessante.
    Para maiores esclarecimento o coco lembra o de buriti,
    Aguardo uma resposta.
    Eunice

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s