O pau-brasil está frutificando na cidade

Coisa rara no clima paulistano, as inúmeras árvores de pau-brasil (Caesalipinia echinata) plantadas pela cidade estão frutificando abundantemente. Isso deve ter sido ocasionado pelo clima excepcionalmente chuvoso de 2009, já que ele é nativo de locais bem mais úmidos, como a Mata Atlântica litorânea do Rio de Janeiro para o norte.

Na útima década a produção de suas mudas e consequente popularização foram nítidas. Lembro até de ver mudas sendo vendidas em postos de gasolina de estradas perto da capital. Hoje, São Paulo apresenta milhares dessas árvores espalhadas em suas ruas e praças, mas poucos são os exemplares de grande porte por aqui, com mais de 10 metros de altura.

Sua adaptação ao nosso clima não é das melhores, e até sua madeira, conhecida pelo cerne vermelho cor de brasa fica amarelada aqui. Locais onde observei árvores frutificando – Praça do Relógio na USP e Jardim Botânico de São Paulo.

Ricardo Henrique Cardim

About these ads

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em Árvores de São Paulo, frutificação e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para O pau-brasil está frutificando na cidade

  1. Afonso Freitas disse:

    Olá Ricardo!

    muito legal sua página. Pergunta – como plantar a semente de pau-brasil? Dica: também achei uma árvore na rua Pedroso de Morais frutificada.

    abraço

    Afonso

  2. Mauro Haddad disse:

    tenho uma pequena muda aqui em santos, mas parece que ela nao esta muito forte… tava pensando em transplantar para um jardim urbano…

    • Ricardo Cardim disse:

      em Santos acredito que ela irá bem. acho uma boa idéia.

      att.

  3. amanda silva disse:

    nos seres humanos habitante do planeta terra devemos preservar as árvores para que ela nos de mais oxigênio para sobrevivemos no nosso querido planeta terra.

  4. Esta pagina me deu mas um motivo para continuar a produzindo mudas desta fabulosa arvore que é um simbolo para todos nos brasileiros

    Ass= Papyrus Ambiental-PAM na pessoa do Srº Sebastião Evangelista da silva
    Faina/Go

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s