Plantio de árvores paulistanas nativas na calçada

cambucá

cambucá

cambuci

cambuci

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aproveitando o domingo de sol, plantamos duas árvores da flora paulistana ameaçadas de extinção. O local escolhido foi a calçada do bairro de Pinheiros. O cambuci (Campomanesia phaea) e o cambucá (Marlierea edulis) são duas espécies de árvores frutíferas nativas da nossa Mata Atlântica outrora muito abundantes nos pomares do século XIX e florestas. Pertencem à família Myrtaceae, a mesma da goiabeira, jaboticabeira e pitangueira.

Em São Paulo as duas praticamente não mais existem. Só conheço dois lugares para ver o cambucá – o velho pomar da fazenda de Affonso Sardinha no Pico do Jaraguá e o da casa de direção do Butantã. Já o cambuci, no Jardim Botânico e no Largo do Cambuci. Plantar árvores em praças, parques, alças de acesso é importante, mas muito mais conectado e benéfico para a população e a cidade é o plantio nas calçadas.

Ricardo Henrique Cardim

About these ads

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em Árvores de São Paulo, árvore urbana e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

28 respostas para Plantio de árvores paulistanas nativas na calçada

  1. Kaká disse:

    Plantei um pé de uvaia na minha calçada no Pacaembú, hoje é a única árvore da minha rua que atrai muitos passarinhos e ainda fornece sucos ótimos!

  2. Alessandra Nunes disse:

    muito legal, quero plantar na frente de minha casa também! porque a prefeitura não planta mais árvores frutíferas nas calçadas? principakmente essas raras assim?

    abraço
    Alê

  3. Rafael Pimentel disse:

    Muito legal a iniciativa de plantar árvores na cidade de São Paulo. Dando uma olhada no blog, percebo que essa é uma atividade habitual da A3SP e escrevo justamente para perguntar como vocês procedem para o plantio dessas árvores. existe alguma autorização formal da prefeitura? Pois nos últimos seis meses plantei 4 árvores na cidade de São Paulo, mas 3 delas foram removidas. Acredito inclusive que por fuincionários da prefeitura, quando estavam azendo a manutenção da praça (corte da grama) em que plantei as árvores. Construi um viveiro pequeno em minha casa e realmente gostaria de continuar plantando árvores na cidade sem que corra o risco de ter esse meu investimento pessoal (e até mesmo financeiro) perdido. Alguma sugestão?

    • Ricardo Cardim disse:

      Olá Rafael,

      Já passei por problemas semelhantes aos seus muitas vezes, com as mudas cortadas por roçadeiras como fossem simples “grama”. para evitar isso, o que fazemos é escolhermos o local bem adequado a receber a muda, onde não irá trazer interferência negativa as estruturas urbanas em volta e cercá-las de forma a deixar clara a sua presença ali. Depois dessa mudança, não perdemos mais mudas por cortes “oficiais”, somente por razões naturais de adaptação. Grande parte das árvores existentes na metrópole hoje são de árvores plantadas pelos cidadãos paulistanos, o que reflete o apego de muitos a importância do verde e vontade de colaborar. Boa sorte!

      abraços

  4. Rafael Pimentel disse:

    Certo Ricardo,

    na verdade a remoção das mudas que plantei não foram nem com as roçadeiras, mas simplesmente retiraram toda a muda com raiz e tudo, deixando o buraco no solo. Isso quando não aconteceu de destruirem a muda e deixarem os pedaços ali mesmo. Fiquei bastante chateado, pois deu pra perceber que quem fez aquilo com as mudas, o fez sabendo o que estava fazendo. E todas as árvores que foram removidas estavam no meio de praças relativamente grandes, sem qq tipo de construção num raio de pelo menos 200 m.

    Acho que a sinalização da muda com uma cerca pode me ajudar (não tenho o costume de fazer isso).

    Bom vou continuar tentando e obrigado pela ajuda.

    Abraço

    • Ricardo Cardim disse:

      Rafael,

      a cerca, acredito, pelo menos inibe psicologicamente atos de vandalismo e ajuda jardineiros a enxergar a muda…espero ter ajudado e boa sorte!

      abraço

  5. Ana Basaglia disse:

    ah, ricardo, achei!! árvores nativas paulistanas!!!
    pelo que vi, acho que o cambucá é um forte candidato pra morar na minha calçada!!!
    vc saberia me dizer onde posso obter uma muda dessa plantinha?
    é preciso fazer alguma solicitação especial pra regional?
    conte-me tudo (se puder, claro)!
    abs
    ana

    • Ricardo Cardim disse:

      Ana,

      vc pode pedir autorização, é o ideal. Eu encurtei um pouco e plantei por mim mesmo, sem autorização, abrindo as covas e tudo mais. O importante é ver se a muda se adequa ao espaço e construções perto. Vc pode encontar essas mudas na Uemura Garden, de R$ 30 a 50. o cambucá é ótimo e seus frutos deliciosos, bem melhor que a estrangeira resedá! Outra boa opção é o cambuci. Bom plantio!

      Abs
      Ricardo

  6. Ana Basaglia disse:

    Ah, Ricardo, resedá é tão bonitinha… Entretanto, já estou decidida a plantar uma árvore NATIVA pra chamar de minha! rs
    Mas me ajude um pouquinho mais, sim? Se vc puder, claro!
    O que eu gosto na resedá (o que me fez chegar até ela): tronco liso, folhas pequenas, floração abundante, ser decídua (não sei se é assim que se fala, mas vá lá… a árvore fica peladinha no inverno! rs)…
    Pelo que vi no google, o cambuci parece ter folhas grandes, e li em algum lugar na net que seus frutos caem, sei lá, sua forma não me atraiu.
    O cambucá me agradou mais, me parece mais próximo da jabuticabeira (planta que eu tb acho bonita), estou certa? Li tb em um site que muitos chamam o cambucá de jabuticaba-amarela, isso procede?…
    Mas ainda tenho dúvidas: o cambucá demora pra produzir frutos? Eu tenho uma filha de 6 anos, gostaria que ela tivesse a oportunidade de pegar fruta no pé logo… claro que não na semana que vem, mas se for demorar 10 anos, tb fica difícil de manter a expectativa dela, né?! rs
    Enfim, desculpe o post confuso…
    Vou tentar resumir: minha calçada é larga, mas passam fios elétricos no meu lado, logo concluo que devo plantar uma árvore de porte pequeno/médio. Pessoalmente, gosto de árvores de tronco liso, que caiam as folhas no inverno e depois se encha de flores, acho importante plantar alguma espécie nativa, e desejaria que tivesse frutos, para que meus filhos passassem pela experiência de catar fruta no pé, mas não quero esperar 10 anos pela frutificação…
    Cambucá é uma boa candidata? Ou vc acha que existem outras espécies, quais? Jabuticaba não é nativa, né?…
    Onde comprar? Vc tem algum jardineiro/empresa para me indicar? Sou pobre mas sou interessada, posso dar um jeito… kkkkk
    Grande abraço e obrigada, seu blog é demais mesmo! Parabéns!
    Ana

    • Ricardo Cardim disse:

      Ana,
      que bom que mudou de idéia! o cambucá demora mesmo um pouco para produzir…nesse caso é melhor comprar uma muda já grande de jabuticabeira (1,5 -2 metros), que aí o fruto pode até ser na semana que vem, e ela é nativa das nossas matas. Suas folhas são pequenas e o tronco se enche de flores brancas antes dos frutos, vc vai gostar. Só as folhas não caem, diminuem a manutenção.

      Obrigado pelos elogios!
      Abraços
      Ricardo

  7. ana b. disse:

    Ricardo,
    obrigada pela resposta!
    Aos poucos, as coisas vão ficando mais claras pra mim…
    Na minha calçada, acho justo e correto plantar uma espécie nativa, acho até uma questão de cidadania mesmo. Já encomendei lá no Uemura uma muda de cambucá!!!! Alguma recomendação/dica especial para lidar com essa espécie?
    E vou deixar as preferências arbóreas (rs) pra dentro da casa… Assim, pra atender meu desejo que meus filhos comam uma fruta tirada do pé, jabuticaba (já andei visitando a feira de plantas do Ceasa, e de fato um pézinho de jabuticaba é uma boa pedida! Me recomendaram comprar a do tipo “híbrida”, que produz as frutas bem docinhas). Pra me agradar e relembrar da minha infância, um pezinho de romã. E o resedá, tão bonitinho, vou pensar onde plantá-lo… kkkkk
    Abs e obrigada pelas respostas!
    Ana

    ps: vcs fazem algum trabalho (de conscientização ou de qq outro tipo) em escolas?

    • Ricardo Cardim disse:

      Legal Ana, o cambucá é uma árvore muito interessante, que vive mais de 100 anos e dá frutos saborosos, vc não vai se arrepender. Plante ela amarrada a uma madeira como tutor e espalhe terra adubada no buraco, que deve ser o maior possível, 50×50 cm. Caso fique mais de dois sem chover depois de plantá-la, é bom regar. A jabuticaba híbrida é boa pq dá frutos rápido e doces.
      Quanto as escolas, ainda não fizemos, mas seria interessante.
      Ricardo

  8. Paulo disse:

    Bem, a prefeitura tem feito um esforço na arborização e muitas pessoas tem colaborado plantando também… Em alguns bairros isto já é visível, mas sinto que ainda há um problema cultural em Sampa, e não me refiro só aos vândalos. Diferente do sul do Brasil onde as árvores são valorizadas pela maioria das pessoas, aqui percebo no dia à dia que pra muita gente, árvore só serve para obstruir as calçadas, “sujar” a frente das casas com as folhas, e comprometer a fiação… Espero que as próximas gerações tenham uma mentalidade mais evoluída! ABRAÇOS!!!

    • Ricardo Cardim disse:

      É Paulo, lutamos para mudar essa mentalidade e conectar as pessoas para esses seres tão importantes…abraços, Ricardo

  9. vera braga disse:

    Ola como faço para plantar uma arvore na minha calçada. a minha subprefeitura faz isoo

    • Ricardo Cardim disse:

      Vera,

      disque para o ¨156 da prefeitura e faça a solicitação.
      att
      Ricardo

  10. Edna Godoi disse:

    Olá,
    Em frente ao meu condomínio tem três árvores do tipo ficus que estão acabando com a calçada. Será que seria viável o jerivá, acho bonita e atrai pássaros. Moro em Taboão da Serra (grande São Paulo), e gosto muito da idéia de plantar árvores nativas e que atraem a fauna. O que você me sugere?

    • Ricardo Cardim disse:

      Edna,

      legal sua iniciativa, sugiro plantar jerivás e intercalados a eles árvores como a jabuticabeira e cambuci, pois só as palmeiras não proporcionam sobra e serviços ambientais relevantes.

  11. antonino m britto disse:

    Por que esta discriminação ao cambuca? tanto o cambuci, uvaia, quanto a jabuticaba, exceto a hibrida, demora anos para produzir, mas quanto se refere ao cambuca,justifica-se o seu não plantio pela demora em dar os frutos.Então não ha desculpa para evitar o cambuca, ainda por que existe cambuca enxertado que demora tanto quanto a jabuticaba hibrida.
    Vamos plantar agora o cambuca nas praças, calçadas, quintais, terraços, chacaras e aleatoriamente nas matas, combinado?

  12. Edemar Ferreira disse:

    Olá Ricardo vc concorda que o jacaranda mimoso é também nativo de nossas matas?Eu sim considero ele uma espécie nativa porque uma boa parte do território da Argentina pertencia ao Brasil.estou reflorestando a margem de um arroio aqui na minha cidade com essas espécies:aroeira-vermelha,cerejeira,pitangueira,coqueiro jerivá,timbó,ipê-roxo,ipê-amarelo,sibipiruna,pixirica e etc.encomendei uma muda de palmeira açaí para plantar aqui no sul do brasil(Rio Grande do Sul).o que vc acha?

    • Ricardo Cardim disse:

      Edemar,

      eu concordo que o termo “nativo” deve se referir as plantas que ocorrem originalmente em determinado local, como em uma microbacia hidrográfica. São belas árvores, sem sombra de duvida essas que citou, mas sugiro também que conheça as espécies nativas da sua cidade e arredores, onde poderá encontrar aquelas que representam a biodiversidade local, boa sorte!
      att

  13. flavio Baptista disse:

    Quero dizer que tomei a iniciativa de plantar na minha calçada um pé de jaboticaba e outro de pitanga. O pé de jabiticaba esta com um ano e meio e já este mes esta cheio nde flores.
    Quando ela cresce a idéia é aparar a copa para que não bata nos fios da rede eletrica .
    Acredito que todos deveriam ter uma planta frutifera na calçada pois isso ajudaria muito com embelezamento , atrairia os passaros , e fica muito mais prazeirozo morar assim

    • Ricardo Cardim disse:

      Ótima iniciativa Flávio, só cuidado para podar a copa da árvore e deixar ela vulneravel aos cupins e apodrecimento.

      abs

  14. Darci disse:

    Olá Ricardo,
    Vc poderia me indicar algum lugar para comprar mudas de Cambucá enxertado?

  15. neemias silva disse:

    Onde conseguir mudas de Leandra australis, Leandra Lacunosa e Leandra
    Nianga?
    Todas conhecidas como Pixirica.

  16. José Perucelo disse:

    Olá Ricardo eu estive em minas e no sitio tem um pé de [BACUPARI] Entre na interneti e veja o tanto que esta planta será util num futuro bem próximo.

    Eu tenho em casa 30 frutas no jeito para plantar.
    E a 80 metros da minha casa tem o terreno onde passa a rede mestre de Agua gostaria saber se eu teria a ajuda da prefeitura, Ela nào fica alta e daria certo,.
    Aguardo uma resposta sua com quem posso falar..Atenciosamente Perucelo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s