Como era a vegetação original da cidade de São Paulo no passado?

Vista do Ipiranga em 1847. Araucárias adultas sobressaindo nos capões de mata.

Vista do Ipiranga por Miguel Dutra em 1847. Araucárias adultas sobressaindo nos capões de mata e no fundo a Serra da Cantareira.

Qual era a vegetação original da cidade de São Paulo? Essa é uma resposta que não é fácil de encontrar. Depois de tantas camadas de asfalto, concreto e uma vegetação de origem estrangeira em suas ruas e jardins, o paulistano não tem como responder a essa pergunta sem muita pesquisa.

São Paulo era um ecótono – uma região de transição entre diferentes vegetações – aqui existia um mosaico de formações, e não um tapete contínuo de Mata Atlântica como aquela que vemos na Serra do Mar.

A Mata de Araucária, originária do Sul, o Cerrado, do Centro-Oeste, a Mata Atlântica de Encosta, da Serra do Mar,  e a Mata Semi-decídua, do interior do Estado, se encontravam nessa área, em um fluxo de diferentes floras. O resultado foi uma área de grande diversidade de paisagens, e provavelmente de grande beleza. Hoje,  raros são os locais dentro da Cidade onde encontramos resquícios desse antigo mosaico.

Ricardo Henrique Cardim

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em árvores e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

17 respostas para Como era a vegetação original da cidade de São Paulo no passado?

  1. Tiana disse:

    Olá,
    meu nome é Tiana e faço mestrado com árborização urbana na ESALQ-USP, achei muito legal a
    associação de amigos das árvores e gostaria de saber como colaborar?
    Obrigada,

    Tiana Carla Lopes Moreira
    Engenheira Agronôma
    Mestranda em Recursos Florestais
    Laboratório de Silvicultura Urbana

  2. Sheila disse:

    Olá, meu nome é Sheila Martins Alves, moro em SP e na minha rua estão construindo 2 sobrados, e em frente a uma das casas tem uma árvore que deve ter uns 4 ou 5 metros, acho que o porte ainda é médio para a espécie (já vi maiores), não sei o nome, mas suas folhas são parecidas com um coração sem bico, dá uma vagem grande e tem flores meio rosa-lilás , gostaria de saber se há algum lugar em SP que possa retirar essa árvore para replantá-la em outro lugar pois eles irão terão cortar já ela fica em frente onde colocarão o portão de entrada. Se vc puder me ajudar com essa informação eu agradesço muito.

    Obrigada, Sheila

    • Olá Sheila,

      pela sua descrição deve ser uma pata-de-vaca. Para transplantá-la, vc deve eliminar grande parte de suas folhas egalhos menores, de forma a ela sofrer menos e aumentar as chances de pegamento. o torrão com no mínimo 40 cm de cada lado do tronco. Vc pode plantá-la em uma praça próxima de vc, e regar bastante durante alguns meses, já q estamos na epoca da seca.
      att

  3. debora disse:

    olá, minha filha precisa fazer um trabalho para a escola informando qual era o tipo de solo da cidade de São paulo desde o seu surgimento. Se possível, gostaria de ter esta informações, figuras e todo o material que tiver.

    Grata, Débora.

  4. Márcio disse:

    Ainda tem araucaria nativa em SP?

    Márcio

  5. Zulmira disse:

    Olá

    que interessante saber isso de nossa tão urbanizada cidade, pena que nada sobrou para contar a história!!

  6. Sou paisagista e gostaria muito de saber mais sobre as plantas nativas que posso utilizar no paisagismo em São Paulo.

    Muito obrigada,

    Mariusa.

  7. maria eduarda disse:

    eu preciso fazer um a lissao de casa falando que tipo de vegetassao tem o estado de sao paulo

  8. ana carolina disse:

    eu preciso saber qual a vegetação original do meu municipio

  9. Ana Julia disse:

    muito legal vou botar isso no meu trabalho de geografia thau.

  10. Eu gostei muito deste artigo, foi ótimo para meu trabalho, muito obrigada.
    – Isabelle

  11. Daniel J disse:

    Muito bom o texto, foi de grande ajuda no trabalho escolar.

  12. marianna disse:

    ela ainda existe ?

  13. ana carolina disse:

    olá eu amei ler sobre essa materia

Deixe um comentário

