As árvores e a poluição urbana

casca-sem-liquenscasca-liquens1

 

Note a diferença nos dois troncos fotografados acima. As fotografias foram tiradas em florestas urbanas dentro de dois locais diferentes da cidade de São Paulo e simbolizam bem a poluição presente no ar que respiramos.

Esses pequenos círculos brancos que vemos na fotografia da direita são liquens, um ser-vivo fruto da associação entre fungos e algas, que habitam troncos de árvores, pedras e outras superfícies. Abundantes na Mata Atlântica original da Cidade, podem cobrir toda área dos troncos em zonas propícias, sem causar mal a planta.

São considerados bioindicadores da qualidade ambiental, por serem muito sensíveis a poluição do ar e a presença de metais pesados, desaparecendo completamente em áreas poluídas, como na fotografia do tronco tirada no Parque Trianon, na Avenida Paulista, onde a bela Floresta Atlântica, talvez a com maiores árvores dentro da metrópole, não possui mais liquens nos seus troncos.

Liquen-branco

Liquen-branco

 Já na reserva florestal da  Cidade Universitária da USP ainda existem alguns liquens, o que representa uma melhor qualidade ambiental. A grande maioria das matas e árvores dentro de São Paulo, não tem mais essas pequenas vidas, o que é um bom motivo para ficarmos  preocupados com a nossa saúde.

Ricardo Henrique Cardim

About these ads

Sobre Ricardo Cardim

www.arvoresdesaopaulo.com.br
Esse post foi publicado em Árvores de São Paulo, árvore urbana, árvores e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para As árvores e a poluição urbana

  1. Nelson disse:

    Prezado Sr Cardim

    Boa tarde.
    Obtive seu contato no site dos Amigos das Arvores da Cidade de São Paulo.
    Ontem tive a infelicidade de prensenciar a arvore de minha calçada caída na rua em função da chuva. Possivelmente ela estava velha.
    Gostaria de realizar o replantio de uma arvore adulta no mesmo local e gostaria de obter alguma orientação neste sentido. Poderia me ajudar?

    Grato
    Nelson

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s